Condições socioambientais do trabalho e a saúde ocular do trabalhador: um estudo da síndrome de disfunção lacrimal sob a perspectiva da educação ambiental

Karam, Cinara Menegotto Cavalheiro

Abstract:

 
Em decorrência da significativa prevalência e correlação da Síndrome de Disfunção Lacrimal (SDL) com os fatores/condições de risco ao trabalhador, reconhecidos ou reproduzidos, no processo de trabalho, registrados em pesquisas científicas e documentados, entre outros, na dissertação "Fatores ambientais ocupacionais internos e Síndrome de Disfunção Lacrimal: estudo da prevalência e ações de Educação Ambiental", em 2011, no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (FURG), surge o problema de pesquisa que origina esta tese. Que contradições existem na relação entre as condições socioambientais de trabalho e o desencadeamento/agravamento da SDL? Partimos da hipótese da provável relação entre a SDL e as condições socioambientais no processo de trabalho. A partir da compreensão da causalidade multifatorial, os objetivos gerais centraram-se em: Explicar as contradições existentes entre as condições socioambientais de risco existentes no processo de trabalho e o desencadeamento/agravamento da SDL, como síndrome ocular do trabalhador e; Indicar possibilidades estratégicas de abordagem preventiva e promotora, com base na perspectiva da educação ambiental, a partir das correlações encontradas entre as condições socioambientais de risco no processo de trabalho e a SDL. Atendendo aos objetivos previstos, focamos, além da quantidade de sujeitos afetados pela SDL, na ligação entre a síndrome e as condições socioambientais no processo de trabalho, considerando a relevância social da investigação. A pesquisa foi desenvolvida por meio da revisão sistemática da literatura, realizada entre o período de 2011 a 2014. A análise e interpretação buscaram identificar e selecionar a produção existente relativa à tese apresentada, sustentando-se na perspectiva do materialismo histórico-dialético. O estudo deu-se em dois momentos: no primeiro momento, analisamos documentos normativos e legislação, utilizando-nos do Manual de Procedimento para os Serviços de Saúde, Normas Regulamentadoras, Política Nacional do Meio Ambiente, Política Nacional de Educação Ambiental; no segundo momento, procedemos à revisão sistemática da literatura que foi dividida em duas fases. Na primeira fase realizamos a identificação dos fatores/condições de risco à SDL e a ligação das condições socioambientais e a SDL no processo de trabalho. Nesta fase, utilizamo-nos dos bancos de dados da National Library of Medicine, Scientific Electronic Library Online e Rede de Medicina Informatizada. Foram selecionados cerca de 250 artigos entre 1990 e 2013, estabelecendo, como critério de inclusão, a ligação estabelecida entre a SDL e as condições socioambientais inseridas ou não no processo de trabalho. Na segunda da fase investigamos a ligação das condições socioambientais e a SDL no processo de trabalho na perspectiva da EA. Procuramos identificar as perspectivas teóricas que discutissem questões relacionadas à saúde e ambiente de trabalho. Concluímos que os processos de trabalho na atualidade apresentam uma multiplicidade de fatores/condições de risco à SDL. Os aspectos conclusivos, mesmo que de grande impacto para as questões tratadas nesta tese, devem ser entendidos como possibilidades para novos temas de pesquisa e de propostas de EA que determinem medidas preventivas e promotoras, ações que necessitam ser empreendidas no intuito de minimizar a SDL, reafirmando ao ser humano seus direitos fundamentais como ser humano (social).
 
Due to the significant prevalence and correlation of the Lacrimal Dysfunction Syndrome (LDS), with risk factors/conditions to the worker, recognized or reproduced in the work process, recorded in scientific research and documented, among others, in the 2011s dissertation: "Internal occupational environmental factors and Lacrimal Dysfunction Syndrome: study of prevalence and actions of Environmental Education" in the Environmental Education Graduate Program (FURG), arises the research problem that originates this thesis. Which contradictions exist in the relationship between the social-environmental working conditions and the triggering/aggravation of LDS? We hypothesized the probable relationship between LDS and social-environmental conditions in the labor process. From the comprehension of multifactorial causalities, the general objectives were: explain the existing contradictions between the social-environmental risk conditions in the work process and the triggering/aggravation of LDS as worker ocular syndrome; and indicate strategic possibilities of preventive and promoting approach, based on the perspective of environmental education, from the correlations between social-environmental risk conditions in the labor process and LDS. Given the provided objectives, the research focuses, besides the quantity of individuals affected by LDS, on the relationship between the syndrome and the social-environmental conditions in the work process, considering the investigation's social relevance. The survey was developed through systematic literature review, conducted from 2011 to 2014. Analysis and interpretation sought to identify and select the existing production on the presented thesis, supporting itself in the perspective of historical and dialectical materialism. The research happened in two moments: firstly, we analyzed normative documents and legislation, using the Health Services Procedure Manual, Regulatory Standards, National Environmental Policy, National Environmental Education Policy; Secondly, we proceeded to the systematic literature review in two phases. In the first phase, we identified the risk factors/conditions to LDS and the connecting of social-environmental conditions and LDS in the work process. In this phase, we used databases from the National Library of Medicine, Scientific Electronic Library Online and Computerized Medical Network. About 250 articles were selected between 1990 and 2013, using as inclusion criterion, the bond between LDS and the social-environmental conditions inserted or not in the labor process. In the second phase, we investigated the binding of environmental conditions and SDL in the work process from the perspective of EE. We seek to identify the theoretical perspectives that discuss issues related to health and work environment. We conclude that the work processes today have a multitude of risk factors/conditions to SDL. Conclusive aspects, even though of great impact on the issues addressed in this thesis, should be understood as opportunities for new research topics and of EE proposals that establish preventive and promoting measures, actions that need to be undertaken in order to minimize LDS, reaffirming to the human beings their fundamental rights as social beings.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Doutorado em Educação Ambiental (Teses)