Abstract:
A presente tese, a partir de princípios estabelecidos pela Educação Ambiental, está
vinculada ao campo socioambiental e teve como finalidade investigar os benefícios que o
canto em grupo pode trazer aos idosos na busca por uma melhor qualidade de vida. Nessa
perspectiva, a investigação realizada partiu de hipótese substantiva que pressupunha que o
canto em conjunto, num grupo de terceira idade, poderia tornar-se opção viável não só para
atividades de cultura e lazer, mas também para a conscientização acerca dos problemas
socioambientais da atualidade e, nessa medida, um caminho possível para sua superação. A
questão norteadora da pesquisa foi formulada nos seguintes termos: como a música, articulada
aos princípios da Educação Ambiental, em especial através das práticas musicais
desenvolvidas no grupo vocal, pode colaborar para uma busca ecológica por qualidade de
vida na terceira idade? O interesse pelo tema desta pesquisa nasceu de minha experiência
com música e terceira idade desenvolvida em trabalhos de extensão e pesquisa na
Universidade Federal de Pelotas desde 1994. Nos últimos anos, o crescimento do número de
idosos em nossa sociedade tem suscitado grandes discussões e mostrado a necessidade de
mais estudo e preparo de todos nós, cidadãos, para lidar com essa situação que, a despeito de
sua importância, pouco tem sido contemplada com ações no sentido de manter os integrantes
da terceira idade socialmente ativos. Nesse sentido, é necessário que se tomem medidas que
favoreçam a inserção ou reinserção dos idosos em um convívio efetivo em sociedade,
problema que é enfrentado na presente tese. Estuda-se aqui a música, em especial o canto em
grupo, visando a proporcionar momentos de percepção, reflexão, entretenimento, diversão,
prazer, e a possibilidade de essa atividade constituir-se em elemento fundamental para a
educação ambiental. A pesquisa foi realizada com um grupo de onze coralistas, participantes
da Associação dos Diabéticos de Pelotas, alicerçada pela Teoria Bioecológica do
Desenvolvimento Humano, de Urie Bronfenbrenner, e a pesquisa-ação, com objetivo de
verificar a proposta acima suscitada. Utilizaram-se como instrumentos para coleta de dados:
entrevistas semiestruturadas, questionários, fotos, gravação em vídeo e áudio, diário de
campo. No referencial teórico, apresentam-se primeiramente considerações sobre sons e
música; sobre terceira idade e, por fim, sobre conceitos da educação ambiental, educação
estética e educação eco-musical que fundamentaram o estudo. Num segundo momento
abordam-se os métodos investigativos aplicados e os direcionamentos para efetivar a coleta de
dados. Posteriormente, na terceira etapa, foi realizada a análise dos dados. Dos resultados
obtidos, podem-se verificar os efeitos na autoestima e na valorização dos idosos que
participaram do grupo vocal. Constatou-se a melhoria da qualidade de vida, através do
desenvolvimento das potencialidades desses idosos, do melhor relacionamento interpessoal,
da participação nas atividades eco-musicais, demonstrados através do afeto, alegria,
entusiasmo, engajamento e reflexão. Para o fechamento foram indicados pontos de reflexão e
propostas de ação por meio das considerações finais.
This doctoral study, as from the principles of Environmental Education, is related to the
socio-environmental field and has as objective to investigate the benefits of choir singing to
improve the quality of life of elderly people. Thus, the research started as from the main
hypotesis that choir singing could become a suitable contribution, beyond culture and leisure
activities, to consciousness on contemporary socio-environmental issues, and thus, a possible
way to overcome these issues. The guiding question of this research was: How the music, in
connection with Environmental Education principles, especially by means of musical practice
within a choir group, can contribute to a ecological search for quality of life in the old age?
The interest on this matter arose from my experience with music and old age within the
University of Pelotas, Brazil (Universidade Federal de Pelotas) since 1994. In the last years,
the growth of elderly population have brought great discussion and demanded more study, in
order to make possible to citizens to deal with this situation that despite its importance, has
called few attention for keeping old people socially active. It is necessary to take efforts to
promote the insertion/reinsertion of elderly in effective social acquaintanceship, and this
doctoral study approaches this matter. Music, especially choir singing, addressed to promote
perception, reflection, entertainment, pleasure, and the possibility of making this activity an
essential factor of environmental education, is the key matter of this study. The research was
conducted with eleven choir members of the Pelotas’ Diabetes-Patients Association
(Associação dos Diabéticos de Pelotas), based on Urie Bronfenbrenner’s Bioecologic Theory
of Human Development, and research-action, in order to assess the research proposal. Semistructured
interviews, questionnaires, photographs, video and audio recording, and field
logbook were used as tools for data collection. In the theoretical reference, aspects on sound
and music, old age, and concepts of environmental education, aesthetic education, and ecomusical
education are brought into discussion, as base for this study. Afterwards, the
investigation methods and the directions for data collection are presented. The third step was
the data analysis. From the outcome of this work, growth of self-esteem and higher valuation
of these old-age choir members were evident: increase of life quality, development of skills,
improvement of interpersonal relationship, participation in eco-musical activities, evidenced
through affection, enthusiasm, engagement and reflection. At the end of this study, reflection
points and action proposals were presented.