Abstract:
Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e
Formação de Educadores(as) – EAEFE, do Programa de Pós-Graduação em Educação
Ambiental – PPGEA, e tem como objetivo geral compreender o movimento dos professores
por meio de suas práticas pedagógicas com o teatro quanto à presença da Educação Ambiental
e da Educação Estética nessas práticas. Busco defender a seguinte tese: o teatro proporciona
experiências significadas para a formação humana, auxiliando na constituição dos professores
quanto à Educação Ambiental e à Educação Estética. Nessa perspectiva, compreendo o teatro
como um processo de aprendizagem em Educação Ambiental e em Educação Estética; porém,
os professores trabalham com o teatro na sala de aula porque eles tiveram tal experiência
anteriormente. Os sujeitos participantes foram quatro professores que desenvolvem o trabalho
com o teatro na escola. A pesquisa qualitativa é de orientação sócio-histórica e a base teórica
e a abordagem teórico-metodológica estão alicerçadas no Materialismo Histórico e Dialético.
O método de coleta de dados possuiu um conjunto de instrumentos composto por entrevistas,
observações, filmagens, fotografias, ateliê e portfólio. Na primeira fase, ocorreram as
entrevistas com os professores, individualmente. A segunda diz respeito às observações das
oficinas de teatro em que cada professor desenvolve a sua metodologia de trabalho teatral. Na
terceira fase foi realizado o ateliê em quatro encontros. Na análise de conteúdo dos dados,
emergiram duas categorias com suas respectivas unidades de análise. A primeira categoria
que surgiu foi a experiência com o teatro, e as unidades de análise são: as experiências com o
teatro na formação e a importância da experiência com o teatro na prática docente. A segunda
foi a atividade criadora potencializada pelo teatro no espaço escolar, e as unidades de análise
são: a atividade criadora na prática docente, influenciada pela experiência com o teatro, e a
atividade criadora com o teatro. Os resultados evidenciam que as experiências vividas pelos
professores, com o teatro, foram significadas e sentidas, consolidadas em suas memórias,
sendo que os professores investigados tiveram a presença de um professor que propiciou a
experiência estética, incentivando-os a participarem do trabalho com o teatro na formação
escolar e acadêmica. As experiências acumuladas com o teatro foram reelaboradas e
reconstruídas pelos professores, originando a atividade criadora em suas ações docentes e, por
serem experiências históricas, sociais e duplicadas, proporcionaram aos professores
imaginarem, fantasiarem, combinarem, modificarem e criarem algo novo nas próprias práticas
pedagógicas: a criação teatral coletiva com os grupos cênicos. As experiências com o teatro
na prática docente oportunizaram mudanças no planejamento, na relação professor e aluno, no
comportamento, nas relações sociais com os outros ambientes em que os professores estão
inseridos. Verifiquei, igualmente, a constituição dos professores no que se refere à presença
da Educação Ambiental e da Educação Estética nas suas práticas, potencializadas pelo teatro.
O presente estudo aponta que o trabalho com o teatro auxiliou na constituição dos professores
quanto à Educação Ambiental e à Educação Estética; além disso, possibilitou a construção de
um conceito de Educação Estético-Ambiental.
El presente trabajo forma parte de la línea de investigación de Educación Ambiental:
Enseñanza y Formación de Educadores(as) – EAEFE, del Programa de Posgrado en
Educación Ambiental – PPGEA, y tiene como objetivo general comprender el movimiento de
los maestros por medio de sus prácticas pedagógicas con el teatro en cuanto a la presencia de
la Educación Ambiental y de la Educación Estética en estas prácticas. Busco defender la
siguiente tesis: el teatro proporciona experiencias significadas para la formación humana,
auxiliando en la constitución de los maestros en cuanto a la Educación Ambiental y la
Educación Estética. En esta perspectiva, entiendo el teatro como un proceso de aprendizaje en
Educación Ambiental y en Educación Estética; sin embargo, los maestros trabajan con el
teatro en la clase porque tuvieron dicha experiencia anteriormente. Los sujetos participantes
fueron cuatro maestros que desarrollan el trabajo con teatro en la escuela. La investigación
cualitativa es de orientación socio-histórica y la base teórica y el enfoque teóricometodológico
están fundados en el Materialismo Histórico y Dialéctico. El método de colecta
de datos posee un conjunto de instrumentos compuesto por entrevistas, observaciones,
grabaciones, fotografías, taller y portfolio. En la primera etapa, ocurrieron las entrevistas con
los maestros, de manera individual. La segunda se refiere a las observaciones de los talleres
de teatro en lo que cada maestro desarrolla su metodología de trabajo teatral. En la tercera
etapa fue realizado el taller en cuatro encuentros. En el análisis de contenido de los datos,
emergieron dos categorías con sus respectivas unidades de análisis. La primera categoría que
surgió fue la experiencia con el teatro, y las unidades de análisis son: las experiencias con el
teatro en la formación y la importancia de la experiencia con el teatro en la práctica docente.
La segunda fue la actividad creadora potencializada por el teatro en el espacio escolar, y las
unidades de análisis son: la actividad creadora en la práctica docente, influenciada por la
experiencia con el teatro, y la actividad creadora con el teatro. Los resultados muestran que
las experiencias vividas por los maestros, con el teatro, fueron significadas y sentidas,
consolidadas en sus memorias, donde los maestros investigados tuvieron la presencia de un
maestro que propició la experiencia estética, incentivándolos a participar en el trabajo con el
teatro en la formación escolar y académica. Las experiencias acumuladas con el teatro fueron
reelaboradas y reconstruidas por los maestros, originando la actividad creadora en sus
acciones docentes y, siendo experiencias históricas, sociales y duplicadas, proporcionaron a
los maestros imaginar, fantasear, combinar, modificar y crear algo nuevo en las propias
prácticas pedagógicas: la creación teatral colectiva con los grupos escénicos. Las experiencias
con el teatro en la práctica docente dieron oportunidad para cambios en el planeamiento, en la
relación maestro-alumno, en el comportamiento y en las relaciones sociales con los demás
ambientes en que los maestros están insertos. He verificado, de igual manera, la constitución
de los maestros en lo que se refiere a la presencia de la Educación Ambiental y de la
Educación Estética en sus prácticas, potencializadas por el teatro. El presente estudio apunta
que el trabajo con el teatro auxilió en la formación de los maestros en cuanto a la Educación
Ambiental y a la Educación Estética; además, posibilitó la construcción de un concepto de
Educación Estético-Ambiental.
This work is within the line of research Environmental Education: Teaching and
Education of Teachers – EAEFE, from the Post graduation program on Environmental
Education – PPGEA, and has as general goal to understand the movement of teachers by
means of their pedagogical practices with drama as to the presence of the Environmental
Education and of the Aesthetic Education in these practices. I aim to defend the following
thesis: Drama provides experiences meaningful for human formation, helping in the
constitution of teachers as to the Environmental Education and to the Aesthetic Education. In
this perspective, I understand drama as a learning process on Environmental Education and
Aesthetic Education; however, the teachers work with drama in the classroom because they
had such experience previously. The participant subjects were four teachers who develop their
work with drama in school. The qualitative research is socio-historically oriented and the
theoretical background and the theory-methodological approach are based on the Dialectical
and Historical Materialism. The data collection method had a set of instruments composed of
interviews, observations, filming, pictures, meetings and portfolios. In the first phase, there
were the interviews with the teachers, individually. The second one concerns the drama
workshops observations in which each teacher develops their theatrical work methodology. In
the third phase there were four meetings. In the content data analysis, two categories with
their respective analysis units emerged. The first category to emerge was the experience with
drama, and the analysis units are: the experiences with drama in the education and the
importance of experience with drama in the teaching practice. The second one was the
creative activity, provided by drama in the school space, and the analysis units are: the
creative activity in the teaching practice, influenced by the experience with drama, and the
creative activity with drama. The results highlight that the situations experienced by the
teachers, with drama, were meaningful and sensed, consolidated in their memories. The
investigated teachers had the presence of a teacher who provided the aesthetic experience,
stimulating them to participate in the work with drama in the school and academic education.
The accumulated experiences with drama were re-elaborated and reconstructed by the
teachers, originating the creative activity in their teaching actions and, because they are
historical, social and duplicated experiences, they made it possible for the teachers to imagine,
fantasize, combine, modify and create something new in their own pedagogical practices: the
collective theatrical creation with the scenic groups. The experiences with drama in the
teaching practice provided changes in the planning, in the relation between teacher and
student, in the behavior and in the social relations with the other environments in which the
teachers are inserted. I also noticed the constitution of the teachers as to the presence of the
Environmental Education and Aesthetic Education in their practices, provided by drama. The
present study shows that the work with drama helped in the constitution of the teachers
concerning the Environmental Education and Aesthetic Education: besides that, it enabled the
construction of the concept of Aesthetic-Environmental Education.