Abstract:
Buscou-se, neste trabalho, investigar, na perspectiva da Educação Ambiental crítica
e transformadora, a Poluição Industrial no Estuário da Lagoa dos Patos (RS, Brasil),
através de suas aproximações aos campos da História Ambiental, Justiça Ambiental
e Gestão Ambiental, bem como sua correlação com a produção acadêmica do
Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do
Rio Grande. Esta tese foi desenvolvida junto à linha de pesquisa de ―Educação
Ambiental: Ensino e Formação de Educadores‖ (EAEFE) do PPGEA-FURG, por
articular a discussão do processo de formação de pesquisadores-educadores
ambientais da Universidade, focalizado na abordagem sobre a Poluição Industrial,
uma das questões socioambientais mais adversas e comprometedoras da qualidade
de vida regional. Para tal, foi realizada a revisão bibliográfica e a integração dos
dados dispersos relativos ao processo de industrialização regional, os riscos e
impactos socioambientais da poluição industrial gerada. Paralelamente, foi efetuada
a compilação e análise do conjunto de dissertações de mestrado e teses de
doutorado produzidas nos vinte anos do PPGEA (1994-2014). Os resultados
descrevem, por um lado, um grande conjunto de conflitos e impactos agudos e
crônicos da poluição industrial na região. Por outro ângulo, os resultados indicam
uma reduzida amostra da produção do PPGEA direcionada ao tema de pesquisa;
porém, apesar de reduzida, esta produção mostra-se crítica e propositiva ao discutir
o tema, seus sujeitos/atores, suas causas e repercussões. Por fim, discutem-se as
possíveis causas para o fenômeno da invisibilidade relativa do tema de pesquisa,
procurando relacionar o papel institucional da Universidade na concepção de um
modelo de desenvolvimento regional, social e ambientalmente referenciado. Esta
tese reflete também o perfil e trajetória profissional do autor, atuante na Gestão e
Educação Ambiental, como pesquisador associado ao ―Laboratório de
Gerenciamento Costeiro‖ (Instituto de Oceanografia), e colaborador do ―Observatório
dos Conflitos Socioambientais‖ e do ―Grupo de Pesquisa em Justiça Ambiental‖ da
FURG, na perspectiva de construção coletiva de um patamar de sustentabilidade e
justiça socioambiental regional.
We sought in this study, to investigate, from the perspective of critical and
transformative Environmental Education, the Industrial Pollution in the estuary of
Patos Lagoon (RS, Brazil), through its approaches to the field of Environmental
History, Environmental Justice and Environmental Management, as well as their
correlation with the academic production of the Post-Graduate in Environmental
Education, Federal University of Rio Grande. This thesis was developed by the line
research of "Environmental Education: Education and Training of Educators"
(EAEFE) of PPGEA-FURG for joint discussion of the training of environmental
educators, researchers at the University process, focused in approach to pollution
industrial, one of the most adverse environmental issues and compromising the
quality of regional life. To this end, the literature review and the integration of
scattered data on the regional industrialization process, risks and social and
environmental impacts of industrial pollution generated was performed. In parallel,
we make the compilation and analysis of all the dissertations and doctoral theses
produced in the twenty years of PPGEA (1994-2014). The results describe, on the
one hand, a large group of acute and chronic conflicts and impacts in the area of
industrial pollution. From another angle, the results indicate a small sample of the
production of PPGEA directed the research topic; however, although reduced, this
production proves critical and purposeful to discuss the theme, its subjects / actors,
its causes and consequences. Finally, we discuss the possible causes for the
phenomenon of relative invisibility of the research topic, trying to relate the
institutional role of the University in designing a model of regional, social and
environmentally referenced development. This thesis also reflects the profile and
career of the author, active in Environmental Management and Education, as
associated with the "Laboratory of Coastal Management" (Institute of
Oceanography), researcher and contributor to the "Observatory of Social and
Environmental Conflict" and "Research Group Environmental Justice "FURG, from
the perspective of collective construction of a regional level of sustainability and
environmental justice.