dc.contributor.advisor |
Yunes, Maria Angela Mattar |
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dc.contributor.author |
Silveira, Simone de Biazzi Ávila Batista da |
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dc.date.accessioned |
2016-04-21T01:54:05Z |
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dc.date.available |
2016-04-21T01:54:05Z |
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dc.date.issued |
2013 |
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dc.identifier.citation |
SILVEIRA, Simone de Biazzi Avila Batista da. A mediação como intervenção educativa ambiental na ecologia das relações familiares. 2013. 167 f. Tese ( Doutorado em Educação Ambiental) - Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6059 |
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dc.description.abstract |
A Educação Ambiental constitui-se em um campo onde as discussões acerca
das relações humanas devem ser privilegiadas. Neste sentido o presente
trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida na cidade do Rio Grande-RS,
extremo sul do Brasil, que teve por objetivo verificar a hipótese de que existe
um enfoque pedagógico/educativo na mediação familiar, analisar as
aproximações existentes entre as dinâmicas de mediação com a Abordagem
Bioecológica do Desenvolvimento Humano (BRONFENBRENNER & MORRIS,
1998), com a Psicologia Positiva (SELIGMAN, 2011) e com a Educação
Ambiental, numa perspectiva transformadora (LOUREIRO,1997, 2004 ), bem
como observar como as famílias podem ser impactadas por estes processos. A
metodologia foi construída tendo como olhar a abordagem bioecológica do
desenvolvimento humano de Bronfenbrenner (2011), que situa os fenômenos
estudados dentro de um contexto ecológico, numa abordagem sistêmica
afinada com os sentidos da educação ambiental, e se constituiu na inserção
ecológica da pesquisadora nos ambientes pesquisados. O estudo foi realizado
em dois ambientes distintos onde se realiza a mediação familiar e apontou
como resultados que os processos educativos estão presentes nos
procedimentos de mediação familiar, no ambiente físico onde se processa, na
linguagem utilizada, na abordagem pessoal, bem como na condução dos
processos, estando adequada ao tempo do conflito. No tocante aos impactos
produzidos nas famílias, observou-se a necessidade que as mesmas ainda
possuem de uma autoridade que lhes garanta certezas jurídicas, bem como as
dificuldades do estabelecimento de autonomia para suas próprias decisões,
tudo isto fruto de uma construção histórico-social que estabeleceu como
parâmetros de condução de conflitos a litigiosidade e adversariedade. Foi
observado, no entanto, que a mediação contribui para a construção de um
importante caminho no sentido da autonomia, estando afinada com os
reclamos de uma educação ambiental transformadora. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Environmental education is in a field where discussions about human relations
should be privileged. In this sense, this paper presents a research carried out in
Rio Grande-RS, southern Brazil, and aimed to verify the hypothesis that there
the pedagogical approach / education of family mediation, analyse the existing
approaches between the dynamics of mediation with the approach
Bioecological Human Development (Bronfenbrenner & Morris, 1998), with the
Positive Psychology (SELIGMAN, 2011) and the Environmental Education,
transformative perspective (Loureiro, 1997, 2004), and observe how families
can be impacted by these processes. The methodology has been built to look
like bioecological approach to human development of Bronfenbrenner (2011),
who studied the phenomena located within an ecological context, a systemic
approach attuned sense of environmental education, and consisted in the
ecological insertion of researcher in environment studied. The study was
conducted in two distinct environments where it is held and family mediation as
results showed that educational processes are present in family mediation
procedures, the physical environment in which processes in the language used
in the personal approach as well as in the conduct of processes and is suitable
for the time of the conflict. Regarding the impacts produced in families, there is
a need that they still have an authority that guarantees legal certainty, and the
difficulties of establishing autonomy for their own decisions, all the result of a
historical and social construction that established as parameters driving the
conflict and adversarial litigation. It was noted, however, that mediation
contributes to the construction of an important pathway for autonomy, being
tuned to the demands of environmental education processing. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Mediação |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento humano |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Intervenção positiva |
pt_BR |
dc.subject |
Mediation |
pt_BR |
dc.subject |
Human development |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Positive intervention |
pt_BR |
dc.title |
A mediação como intervenção educativa ambiental na ecologia das relações familiares |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |