Abstract:
Nesta dissertação apresento uma pesquisa de investigação sobre a constituição de
subjetividades com um grupo de dez egressos do Curso de Educação Ambiental Lato
Sensu, ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande, através do Sistema Universidade
Aberta do Brasil, no município São Lourenço do Sul/RS. Para desenvolver,
metodologicamente, esta pesquisa a partir de uma abordagem qualitativa, optei por utilizar
alguns recursos sugeridos pela história oral temática, realizando dez entrevistas
semiestruturadas. Como objetivo principal, este estudo busca problematizar e perceber a
Educação Ambiental e o curso de especialização como mecanismos capazes de subjetivar e
de incidir, produtivamente, sobre os estudantes que por ele passaram. Nesse sentido, essa
pesquisa surgiu a partir de algumas reflexões e inquietações acerca do questionamento
sobre como e em que condições nos constituímos como sujeitos. Entendo que currículo,
poder e subjetivação são elementos produtivos e constitutivos de condutas, ações e
sujeitos. Para perceber as marcas e os atravessamentos do referido curso na constituição
desses sujeitos da ação ambiental, utilizo como referência teórica algumas pistas das
problematizações desenvolvidas pelos estudos de Michel Foucault sobre poder e
subjetivação, bem como, estudos desenvolvidos por Tomaz Tadeu da Silva sobre currículo.
Para tanto, ao longo desta investigação, procuro mostrar que a Educação Ambiental e a sua
profissionalização se estabelecem como mecanismos eficazes para a constituição de
subjetividades desejadas. Através de técnicas e procedimentos relacionados ao campo
ambiental se instituem tecnologias de poder e de subjetivação com a finalidade de governar
as condutas dos sujeitos que, atravessados por essas relações, tendem a desenvolver
determinados modos de se relacionar consigo mesmos e com os outros. A partir desta
investigação pude perceber que o curso de especialização em Educação Ambiental se
apresentou como uma possibilidade de produção de subjetividades constituídas dentro de
um processo que ocorre no interior de práticas sociais previamente articuladas. Ao legitimar
as práticas pedagógicas desses estudantes, o referido curso lhes autorizou a falar sobre
Educação Ambiental, conduziu e movimentou um conjunto de atividades, de técnicas e de
procedimentos com os quais esses egressos atuaram sobre si mesmos, produzindo suas
subjetividades.
In this dissertation I present a research on the formation of subjectivities with a group of ten
graduates of Curso de Educação Ambiental Lato Sensu offered by the Federal University of
Rio Grande, through Sistema Universidade Aberta do Brasil in the city of São Lourenço do
Sul/RS . To develop this research methodologically from a qualitative approach I chose to
use some resources based on thematic oral history theory, performing ten semi-structured
interviews. The main objective of this study is to raise questions and understand
environmental education, and this specific specialization course, as mechanisms capable of
produce the students as subjects constructed by the course curriculum. The origin of this
research is the questioning about the conditions in which we build ourselves as a subject.
Curriculum is part of one's construction and conduct. I analyze the marks of the course
curriculum in the constitution of the environmental action subject through the theoretical
reference of Michel Foucault studies on power and subjectivity, as well as studies conducted
by Tomaz Tadeu da Silva on curriculum. Through this approach I argue that environmental
education and professionalization are established as effective mechanisms for the formation
of subjectivities. Pedagogical technologies of power and subjectivity are instituted through
techniques and procedures related to the environmental field in order to govern the conduct
of individuals who tend to develop certain ways of relating to themselves and others that
attend the kind of subject willed by curriculum. This investigation was able to show the
Environmental Education course as a possible strategy of producing subjectivities that are
built in a process which happens inside existent social practices. By legitimating students'
pedagogical practices the course authorized them to talk about Environmental Education. It
also has conducted and moved a assemblage of activities, techniques and procedures that
allowed the graduated students to work on themselves producing their own subjectivities.