Show simple item record

dc.contributor.advisor Loureiro, Carlos Frederico Bernardo
dc.contributor.advisor Anello, Lucia de Fatima Socoowski de
dc.contributor.author Witt, Julia Rovena
dc.date.accessioned 2016-04-26T17:13:06Z
dc.date.available 2016-04-26T17:13:06Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation WITT, Julia Rovena. Educação Ambiental em unidades de conservação: a experiência da ação cultural de criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica no litoral norte gaúcho. 2013. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6071
dc.description.abstract O presente trabalho constituiu-se em uma investigação que buscou analisar uma experiência de educação ambiental (EA) desenvolvida pela ONG Instituto Curicaca em unidades de conservação (UCs) no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Esta é representada pela “Ação Cultural de Criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica”, desenvolvida entre os anos de 2005 e 2010, envolvendo alunos e professores da rede pública de ensino de cinco municípios da região. A partir disso, objetivou-se compreender a repercussão que o processo educativo desenvolvido nessa Ação Cultural de Criação gerou nas práticas pedagógicas das educadoras que dele participaram. Historicamente, a criação e implantação de UCs esteve vinculada a uma perspectiva dissociativa da relação ser humano-natureza, sendo apreciadas como “ilhas de natureza intocável”. No Brasil, foram regulamentadas pela lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), configurando-se em espaços com diferentes características e fins, de acordo com sua categoria, sendo que a educação e a interpretação ambiental apresentam-se dentre os objetivos de unidades da categoria “parque”. Nesse sentido, as ações de educação ambiental propostas pela ONG foram empreendidas principalmente nesses espaços protegidos, com a intenção de trabalhar com as escolas inseridas nos microcorredores ecológicos definidos para a região do Litoral Norte. Para a elucidação dos resultados gerados, a investigação foi feita a partir de pesquisa qualitativa, adotando como procedimentos metodológicos a análise de relatórios das ações educativas realizadas com professores e a realização de entrevistas semiestruturadas com educadoras que participaram dessa ação. A sistematização dos dados foi feita a partir da análise textual discursiva (ATD), aliada à compreensão do subtexto. Para isso, foram consideradas três categorias a priori na pesquisa: práxis, consciência e autonomia. A análise foi feita à luz do materialismo histórico dialético e da EA crítica transformadora emancipatória, entendendo-se a questão ambiental configurada na integração e inter-relação entre as dimensões biológica, social, econômica e política. Os resultados encontrados permitem concluir que ações de EA continuam a ser desenvolvidas nas escolas da região, com a incorporação e apropriação de práticas pedagógicas ressignificadas pelas educadoras, em uma confluência de ações vinculadas tanto a práticas mais comportamentalistas de EA quanto a propostas mais críticas e com potencial transformador. Com isso, propõese que UCs podem se constituir em importantes espaços educativos, potencializadores na construção de uma “práxis ambiental”. pt_BR
dc.description.abstract This work consisted in an investigation that analyzed the experience of environmental education (EE) developed by the non-governmental organization (NGO) “Instituto Curicaca” in protected areas (PAs) in the North Coast of Rio Grande do Sul. This experience is represented by the cultural action "Ação Cultural de Criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica”, developed between the years 2005 and 2010, involving students and teachers of public schools of five cities in the region. The research aimed to understand the impact of this educational process in the pedagogical practices of the teachers who participated of it. Historically, the creation and deployment of PAs has been linked to a dissociative perspective of the relationship between human beings and nature, being assessed as "islands of untouched nature." In Brazil, they were regulated by the law of the National System of Protected Areas (SNUC), setting up in spaces with different characteristics and purposes, according to its category, and environmental education and interpretation are presented among the goals of units of the category "park." In this sense, environmental education actions proposed by the NGO were mainly undertaken in these protected areas, with the intention of working with schools embedded in ecological micro-corridors defined for the North Coast region. For the elucidation of the results, the investigation was made from qualitative research, adopting methodological procedures as the analysis of reports of educational activities with teachers and conducting semi-structured interviews with educators that participated in this action. The systematization of data was made from the discursive textual analysis (DTA), coupled with the understanding of the subtext. Three categories were considered a priori: praxis, consciousness and autonomy. The analysis was made in the light of historical and dialectical materialism and of the critical transformative emancipatory EE, understanding the environment as the integration and interrelationship between the biological, social, economic and political aspects. The results allow us to conclude that schools continue to develop EE actions, with the incorporation and appropriation of pedagogical practices resignified by educators in a confluence of actions linked to both behavioral practices and critical proposals with transformative potential. It is proposed that PAs may be important educational spaces, contributing to the construction of an "environmental praxis". pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Unidades de conservação pt_BR
dc.subject Educação ambiental transformadora pt_BR
dc.subject Relação ser humano-natureza pt_BR
dc.subject Formação de educadores ambientais pt_BR
dc.subject Protected areas pt_BR
dc.subject Transformative environmental education pt_BR
dc.subject Human-nature relationship pt_BR
dc.subject Environmental educators education pt_BR
dc.title Educação Ambiental em unidades de conservação: a experiência da ação cultural de criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica no litoral norte gaúcho pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
  • Show simple item record