Abstract:
Objeto de reflexões, discussões, conflitos e estudos, a inclusão social dos surdos é um complexo fenômeno que engloba questões de diversos cunhos (morais, conceituais, legais, entre outros). Sendo o esporte uma ferramenta de inserção social, os surdos percebem naturalmente que houve grande contribuição das práticas esportivas no processo de organização e de transformação subjetiva destes indivíduos. Sob o olhar da Educação Ambiental, é possível afirmar que o esporte serviu como instrumento de modificação ambiental no sentido social e das subjetividades dos surdos, atingindo âmbitos políticos e sociais e, ainda, pode ser utilizado como recurso para ações futuras de educação ambiental. Neste contexto, a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) é uma instituição de incomensurável importância para os surdos no Brasil, porém sua história não está registrada oficialmente, nem é completamente conhecida. Por isto, este estudo do tipo qualitativo descritivo foi realizado, por meio de entrevistas e coleta de documentos e materiais impressos, e buscou resgatar a história dos esportes surdos e da CBDS, demarcando os principais acontecimentos e a participação dos surdos em eventos nacionais e internacionais, bem como identificar as contribuições sociais do esporte na vida dos surdos que participam da CBDS e avaliar a importância do esporte como meio de inserção dos surdos nas suas comunidades e associações. Foram entrevistados o fundador e o primeiro presidente da Confederação e as informações foram analisadas pelo método de análise qualitativa de conteúdo. Concluiu-se que a CBDS passou por um processo de fundação de aproximadamente 30 anos, desde que surgiu a necessidade de haver um órgão que reunisse os surdos na prática de esportes competitivos em nível nacional e internacional. Participaram desta história diversas pessoas, mas as mais importantes foram, de fato, Sentil Dellatorre e Mário Júlio Pimentel. Esta história foi responsável por modificar a subjetividade dos surdos, impelindo-os a assumir posturas autônomas e de protagonistas da própria história, o que se refletiu em diversos outros movimentos surdos por causas grandes, como a oficialização da sua língua, a LIBRAS, e a consolidação de sua cultura.
Object of reflections, discussions, conflict, and studies, social inclusion of deaf people is a complex phenomenon which encompasses issues from several features (moral, conceptual, legal, among others). Being the sport a tool for social integration, of course, the deaf realize that there was great contribution of sports practices in the organization and transformation of these individuals' subjective process. Under the gaze of Environmental Education, it is clear that the sport served as an instrument of environmental change in the social sense and subjectivities of the deaf, reaching political and social spheres and can still be used as a resource for future environmental education. In this context, the Brazilian Confederation of Sports for the Deaf (CBDS) is an institution of immeasurable importance to the deaf in Brazil. However, its history is not officially registered nor fully known. Therefore, this descriptive and qualitative study was conducted through interviews, and collecting documents and printed materials; and its aim is to rescue the history of sports for the deaf and of CBDS, marking the major events of the deaf and participation in national and international events, to identify the social contributions of the sport in the lives of deaf people who participate in CBDS, and to evaluate the importance of sport as a means of integration of deaf people in their communities and associations. The founder and first president of the Confederation were interviewed and the information was analyzed by the qualitative content analysis method. It was concluded that CBDS had been through a 30-year process of foundation, since there was the need of having an organization that would gather all deaf people in the national and international practice of sports. Many people have taken part in that history, but the most important ones were Sentil Dellatorre and Mário Júlio Pimentel. That history changed the subjectivity of the deaf people, in a way that they assumed autonomous and leading attitudes towards their own history. Thus, that also reflected in many others deaf movements for big causes, such as the recognition of their language, LIBRAS, and the consolidation of their culture.