Abstract:
O referido trabalho buscou analisar as influências dos chamados Estudos da Infância nas
dissertações desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação AmbientalPPGEA/FURG
(2007-2012). O intuito foi compreender como os conceitos e
concepções de tal estudo, frequentemente encontrados na produção acadêmica sobre a
infância, têm sustentado interesses, definições e ações sobre Criança e Infância, a partir
das dissertações desenvolvidas por estudantes do PPGEA. Assim, como metodologia de
pesquisa, utilizou-se o Método Histórico e Dialético, tendo como referenciais teóricos,
autores da Pedagogia Histórico- crítica, da Teoria Histórico-cultural, além de autores da
Educação Ambiental Crítica. Dessa forma, um dos dados apontados pelo trabalho é o de
que as pesquisas desenvolvidas no programa carregam influências diretas das teorias
construtivistas e dos estudos pós-modernos, cujas estão presentes na concepção de
criança e infância, nos conceitos usados durante as pesquisas, nas definições de como
deveriam ser os espaços de educação infantil, na defesa encontrada sobre a postura do
adulto nos processos relacionais, no que as pesquisadoras compreendem como papel da
educação e do professor. Pode-se dizer que as pesquisas que se utilizam dos conceitos
dos estudos da infância, levam em consideração o contexto em que as crianças estão
inseridas, preocupando-se em descrevê-lo, apontar, algumas vezes, as necessidades e as
demandas do referido lugar, mas ao mesmo tempo, a ênfase maior é colocada nas
relações que acontecem nestes ambientes, principalmente nas ressignificações que as
crianças conseguem fazer a partir do que seria para os estudiosos, a “cultura adulta”.
Diante disto, defendi a necessidade de um trabalho articulado com as concepções da
pedagogia histórico-crítica, que entenda a importância de uma escola preocupada em
instrumentalizar e oportunizar as crianças, filhas de trabalhadores, o acesso ao
conhecimento socialmente elaborado, para além de práticas alienantes e fetichizadas.
That study sought to assess the influence of so-called childhood studies dissertations
developed in the Graduate Program in Environmental Education - PPGEA / FURG .
The aim was to understand how the concepts and principles of such a study , often
found in academic literature about childhood , as well as courses in pedagogy and
school practices have been articulated by researchers at PPGEA in their research . To
fundamentarmos research , we use the referential anchored in a perspective of historical
and dialectical materialism , as the authors of the Historical- Critical Pedagogy , the
Historic-Cultural Theory , Critical Environmental Education beyond . One of the data
pointed to by the study is that the research developed in the program carry direct
influences of constructivist theories and postmodern studies , which are present in the
conception of the child and childhood , the concepts used during searches in the settings
as they should be the spaces of childhood education, advocacy found on the posture of
the adult in relational processes , in that the researchers understand how the role of
education and teacher . You could say that research that use the concepts of childhood
studies , take into account the context in which children are inserted , worrying to
describe it , point , sometimes the needs and demands of this place but at the same time,
greater emphasis is placed on the relationships that occur in these environments,
especially the re-significations that children can make from it would be for scholars , the
" adult culture " . Given this, advocated the need for an articulated conceptions of
pedagogy historical-critical work, who understands the importance of a caring school
and equip oportunizar children access to socially produced knowledge , apart from
alienating practices and fetishized.