Análise de programas de educação ambiental no licenciamento ambiental de usinas hidrelétricas no Rio Grande do Sul : um estudo de caso

Dolci, Danielle Schmidt

Abstract:

 
O trabalho intitulado - Análise de programas de Educação Ambiental no licenciamento ambiental de usinas hidrelétricas no Rio Grande do Sul: um estudo de caso - busca fazer uma análise compreensiva, reflexiva e problematizadora das ações de Educação Ambiental realizadas durante o processo de licenciamento ambiental, como medidas mitigadoras e/ou compensatórias de impactos ambientais causados pela instalação/operação de empreendimentos hidrelétricos. O objeto de análise foi o Programa de Educação Ambiental da UHE São José, instalada no rio Ijuí, interior do estado. Utilizou-se o movimento recursivo e reflexivo para elaboração da pesquisa, onde a primeira fase foi composta pelo levantamento bibliográfico que serviu de base para as discussões propostas, e a segunda fase foi composta pela investigação do referido programa, tendo como corpus da pesquisa documentos e entrevistas, e utilizando-se da Análise Textual Discursiva (ATD) como metodologia de análise. Os resultados obtidos fazem refletir sobre a ocupação dos espaços do licenciamento ambiental por uma Educação Ambiental que vá além do simples cumprimento das leis e normas, mas que seja de fato integradora e participativa, e envolva o compromisso dos empreendedores, das comunidades atingidas e dos órgãos fiscalizadores, contribuindo com a gestão ambiental e a sustentabilidade dos locais em transformação.
 
This study aims at carrying out a comprehensive, reflexive and problematizing analysis of Environmental Education actions which were developed during an environmental licensing process as mitigating and/or compensatory measures against environmental impacts caused by the installation/operation of hydroelectric companies. The object of this analysis was the Environmental Education Program at the UHE São José, in Ijuí, Rio Grande do Sul, Brazil. A recursive and reflexive movement was applied to carry out this research: the first phase was a bibliographic review of the themes Environmental Education, sustainability and environmental licensing and the second phase was the investigation of the previously mentioned program whose corpus comprised documents and interviews which were analyzed by Textual Discursive Analysis (TDA). Results led to reflections on how these spaces are used by Environmental Education which should go beyond the mere application of laws and norms. It should integrate and enable participation besides aiming at entrepreneurs, communities and institutions commitment to an environmental management and sustainability in places where changes have happened.
 

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)