Show simple item record

dc.contributor.author Senna, Maria Teresa Telles Ribeiro
dc.date.accessioned 2011-06-01T18:51:01Z
dc.date.available 2011-06-01T18:51:01Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation SENNA, Maria Teresa Telles Ribeiro. O papel do contexto sociocultural para as práticas matemáticas da criança na educação infantil. Momento, Rio Grande, v. 19, n. 1, 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/momento/article/view/1462/800> Acesso em: 27 maio 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 0102-2717
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/620
dc.description.abstract Consideramos, neste artigo, o reconhecimento do contexto sociocultural como imprescindível para a criança desenvolver ferramentas cognitivas, as quais lhe permitam lidar satisfatoriamente com as situações de vivência diária da matemática inicial, em escolas de Educação Infantil. Esse reconhecimento servirá de base para uma análise que localize a valorização social e cultural para as práticas matemáticas da criança, com resultado na futura aprendizagem formal do conhecimento na área. A primeira parte do texto apresenta considerações de autores envolvidos com o desenvolvimento humano e sua ligação direta com as práticas sociais e culturais. Trazemos, na segunda parte do texto, algumas contribuições de autores diretamente ligados com a área da matemática inicial e suas convicções acerca da importância do papel do contexto sociocultural para o desenvolvimento de ferramentas cognitivas, específicas na criança. A terceira e última parte do texto apresenta o recorte de uma pesquisa realizada no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, da Universidade Federal de Santa Catarina, com crianças entre 2 e 5 anos e adultos profissionais, com análise dos momentos vivenciados na apresentação espontânea de conceitos numéricos iniciais. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access
dc.subject Contexto sociocultural pt_BR
dc.subject Desenvolvimento cognitivo da criança pt_BR
dc.subject Matemática inicial na educação infantil pt_BR
dc.title O papel do contexto sociocultural para as práticas matemáticas da criança na educação infantil pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record