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dc.contributor.author Franco, Jussara Botelho
dc.contributor.author Molon, Susana Inês
dc.date.accessioned 2011-06-01T19:35:53Z
dc.date.available 2011-06-01T19:35:53Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.citation FRANCO, Jussara Botelho; MOLON, Susana Inês. Educação não formal de adultos como espaço de constituição do sujeito. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 5, p. 23-34, jan./jun. 2007. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1231/526>. Acesso em: 28 maio 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1809-3108
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/632
dc.description.abstract O artigo reúne percepções da investigação realizada no ano de 2000, na cidade do Rio Grande, junto ao Projeto Integrar RS/Alimentação, promovido pela Federação dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação do Estado do Rio Grande do Sul, que entre outras práticas educativas certificou o ensino fundamental a adultos, trabalhadores e trabalhadoras, (desempregados e empregados). O objetivo do estudo foi perceber como o espaço não formal oferecido educa os trabalhadores; se os submetendo à dominação exercida pelo capital ou possibilitando que construam um conhecimento próprio e necessário para o enfrentamento com a realidade posta pela classe dominante3, dentro da luta de classes4 estabelecida, não para ajustar-se a ela, mas para superá-la, construindo novas relações sociais em que todos possam ao constituir-se como sujeito, exercer plenamente a sua humanidade. No sentido apontado, após situar os pesquisados em seu contexto sócio-histórico econômico e cultural procuro perceber em que medida essa vivência foi determinante como espaço mediador na constituição dos sujeitos, individual e coletivamente. pt_BR
dc.description.abstract This paper brings perceptions of investigation realized in 2000 at Rio Grande and Integrar RS/Feeding Project, promoted by FTIA/RS – Federacy of Workers in the Feeding Industry of RS where adults employee and unemployed were certificated with primary school. The aim of this study is explain if non-formal places can teach workers subdue them to capitalism power or giving the opportunity to construct an own knowledge to face the reality presented by dominant classes1, inside cluster fight2 established, not to adjust to it, but overcome it building new relationships for everybody exercise his/her humanity. Like this, after to localize all searchers in their social-historic, economic and cultural context I try to explain the determinacy of this places for the persons, individual and in groups. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access
dc.subject Educação não formal pt_BR
dc.subject Educação de adultos pt_BR
dc.subject Constituição do sujeito pt_BR
dc.subject Non formal education pt_BR
dc.subject Adults education pt_BR
dc.subject Person constitution pt_BR
dc.title Educação não formal de adultos como espaço de constituição do sujeito pt_BR
dc.type article pt_BR


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