Abstract:
O presente trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA/FURG e tem como tema a Educação Ambiental, a Educação Física e os Jogos Cooperativos no contexto escolar, com o objetivo de repensar a prática de Educação Física na escola a partir do desenvolvimento dos jogos cooperativos. A Educação Física é uma disciplina inserida no espaço escolar caracterizada pela presença dos esportes competitivos como conteúdo dominante e a Educação Ambiental é uma prática social que considera outros modos de constituição de relações sociais que estejam para além da lógica perspectivada pelo capitalismo e tão presente na prática dos jogos competitivos realizada nas aulas de Educação Física. A pesquisa insere-se numa perspectiva qualitativa tendo como suporte metodológico a pesquisa-ação. Ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mate Amargo, onde a pesquisadora possui vínculo. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos de uma turma da referida escola e a partir do questionamento ?quais os significados atribuídos aos jogos cooperativos pelos estudantes da turma 71 - sétima série (no ano de 2012 e oitava série em 2013) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mate Amargo, desenvolveu-se esta pesquisa. A produção dos dados ocorreu por meio da proposição de jogos cooperativos e semi-cooperativos com registros escritos dos sujeitos da pesquisa após as vivências, escrita no diário de campo da pesquisadora e a produção de uma história das aulas de Educação Física realizada pelos referidos alunos. Como instrumento de análise foi utilizado a análise textual discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galliazzi (2007) o qual se constitui por diversas etapas num movimento recursivo de compreensão do fenômeno investigado. A partir dos dados analisados emergiram duas categorias de análise: a primeira intitula-se ?Jogos e suas múltiplas faces: o resgate do lúdico? onde foi possível analisar as percepções dos alunos diante de tais jogos, os sentimentos que surgiram, suas opiniões e aprendizados. Evidenciouse ainda o potencial lúdico existente nestes jogos propostos. A segunda denomina-se "Entre a competição e a cooperação", e são expressas suas percepções acerca destes dois elementos no jogo, demonstrando que em alguns momentos a competição se evidencia revelando talvez, as próprias vivências dos alunos em seu cotidiano, e por vezes a cooperação se anuncia confirmando a possibilidade desses jogos em impulsionar e desenvolver sentimentos de coletividade, cooperação e sentido de grupo nos sujeitos da pesquisa permitindo o encaminhamento do significado atribuído por eles aos jogos cooperativos como atividades que propiciaram momentos de diversão e prazer, acompanhados de situações em que possibilitou o exercício da cooperação, percepção do outro e da coletividade. Como aporte teórico, deu-se ênfase a autores como Loureiro (2006; 2009), Guimarães (1995;2007), Bracht (1992;2009), Orlick (1978) Brown (2002) Brotto (2001). A pesquisa mostrou que os jogos cooperativos propiciaram a emergência de atitudes cooperativas e a percepção do outro, como também foi possível apreender pelas análises um clima de diversão e prazer sentido e expressado por eles confirmando o potencial lúdico existente nestes jogos.
This work is linked to the Post Graduate Program in Environmental Education - PPGEA / FURG and its subject is Environmental Education , Physical Education and Cooperative Games in the school context. The objective is think about physical education practice at school using cooperative games. Physical education is a subject where competitive sports are dominant and the environmental education is a social practice that considers other ways to constitute social relacionships, searching to take away capitalism attitude. The research is part of a qualitative perspective and it has action research as the methodological support. The research occurred at Mate Amargo Elementary School, where the researcher works. The subjects were students of Mate Amargo School and they were in the seventh grade. The survey answered the following question: ?which the meanings attributed to cooperative games by the students of class 71 - seventh grade (in 2012 and eighth grade in 2013) Elementary school Mate Amargo?". Data production occurred through the proposition of cooperative and semi-cooperative games with student?s written records after practice experiences, written in researcher?s diary and the production of a history of physical education classes held by these students and they produced a history of physical education classes. The analytical tool used was the discursive textual analysis (DTA) proposed by Galliazzi and Moraes (2007). The discursive textual analysis is constituted by several steps in a recursive movement to understand the phenomenon investigated. From the data analysis emerged two categories. The first one was ?The game and its several faces: the rescue of playful? in what it possible analyzed students perceptions and feelings about the games. The second one was called ?Between competition and cooperation? in what it was analysed the two aspects of the games: the competition and the cooperation. As theoretical support was used Loureiro (2006;2009), Guimarães (1995;2007), Bracht (1992; 2009), Orlick (1978), Brown (2002), Brotto (2001). The research enabled us to understand that the cooperative games bring cooperative attitudes and the perception of other. Besides it show us how funny these kind of games confirming the playful potential existing in them.