Abstract:
O ser humano vive maior parte do seu tempo em contato direto com o
ambiente construído, portanto tornou-se fundamental pesquisar as relações de
alteridade, qualidade de vida e pertencimento dentro de um espaço específico, a
casa. Ressaltando que a casa nesta pesquisa é todo e qualquer lugar de moradia,
percebe-se que ela exprime um estilo de vida, ou seja, um modo de viver e conviver,
de pensar, de sentir, e de se relacionar com as pessoas e com o espaço. A partir
das relações de seis moradores do Município de Rio Grande com suas respectivas
casas pudemos conhecer os processos que ali ocorrem e quais são os efeitos deles
na vida e atitudes de cada morador dentro e fora da morada. O estudo é
fundamentado primordialmente na Educação Ambiental e na Ecologia Onírica. Mais
especialmente, na Educação Estética Ambiental e Educação Estética Onírica, porém
também dialoga com outras áreas do conhecimento, como a Psicologia Ambiental.
Esta avalia e compreende o homem, como ele reage, interpreta e sente os espaços,
e consequentemente, como ele é constituído através de todas as experiências,
vivências, memórias neste meio tão íntimo que é a casa de cada um. O objetivo da
pesquisa foi, a partir das relações dos moradores entre si e com o espaço da casa,
conhecer qual é o significado desta na vida dos seus moradores, despertar a
valorização do espaço/morada e o sentimento de pertencimento a ela, promovendo
através dessa consciência uma maior qualidade de vida dentro e fora de casa.
The human beings live most of their lives in direct contact with the built
environment, therefore searching the relations of otherness, life quality and
membership inside a specific space: the house, became fundamental. Highlighting
that the house in this research means all and every place of living, it is noticed that it
expresses a life style, i.e. a way of living and connecting, of thinking, of feeling, of
relating with people and with space. From six citizens of Rio Grande and their
relationships with their respective houses we could know the processes that happen
there and the effects they cause in the lives and attitudes of each resident inside and
outside their houses. The study is fundamentally based on Environmental Education
and Oneiric Ecology. More specially, on Esthetical Environmental Education and on
Esthetical Oneiric Education; however it also dialogues with other fields of knowledge
such as Environmental Psychology. It evaluates and understands the human beings,
how they react, interpret and feel the space, and consequently, how they are made
from all the experiences and memories lived in this place that is so intimate: each
person’s house. The goal of this search was, according to the relationships between
the residents with each other and the space of their houses, to establish the meaning
of the house in its resident’s lives, to awake the valorization of the space/house and
the feeling of membership in it, promoting through this consciousness a better life
quality inside and outside the house.