Show simple item record

dc.contributor.author Figurelli, Ana Hartmann
dc.date.accessioned 2011-06-08T17:43:46Z
dc.date.available 2011-06-08T17:43:46Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.citation FIGURELLI, Ana. Utilização da modelagem para análise da relação entre turismo e educação ambiental. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 6, p. 107-123, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1244/539>. Acesso em: 05 jun. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1809-3108
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/645
dc.description.abstract Acredita-se na existência de uma relação entre a atividade turística e a Educação Ambiental, porém a mesma é ainda bastante contestada e tem seu caminho muito pouco explorado. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo a busca de um caminho alternativo, que auxilie na comprovação de que o Turismo pode ser um meio de educar ambientalmente a população podendo, ao mesmo tempo, fazer uso das ferramentas da Educação Ambiental para benefício próprio. Para isso, utiliza-se aqui a técnica da modelagem, que, através de seus diagramas, permite a visualização de situações reais, dos fatores que as influenciam e de seus possíveis comportamentos futuros. Primeiramente foi feita uma pequena exposição de idéias a respeito da relação Turismo – Educação Ambiental, depois, um relato a respeito da modelagem e dos modelos e, por fim, uma discussão sobre as ferramentas semiquantitativas e quantitativas de modelagem. Nesse último momento foi dada maior ênfase aos programas de modelagem computacional VISQ e STELLA (semiquantitativo e quantitativo, respectivamente) e construídos modelos com os mesmos a respeito do tema tratado. pt_BR
dc.description.abstract We believe in an association between Tourism and Environmental Education, but it is still questioned and its path is too little explored. Therefore, this paper’s objective is to search for an alternative way to assure that Tourism can be a way to educate the population about the environment and, at the same time, make use of the Environmental Education tools for its own benefit. In order to do that, here we use the modeling technique that, throught its diagrams, allows the visualization of real situations, their influences and possible future behaviors. We first wrote about the relation Tourism - Environmental Education, then about modeling and models and finally about semiquantitative and quantitative modeling tools. In this last moment, we gave emphasis to the VISQ and STELLA computing modeling programs (semiquantitative and quantitative, respectively) and built models with it about the discussed theme. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access
dc.subject Turismo pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Modelagem pt_BR
dc.subject Tourism pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Modeling pt_BR
dc.title Utilização da modelagem para análise da relação entre turismo e Educação Ambiental pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record