dc.contributor.advisor |
Minasi, Luis Fernando |
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dc.contributor.author |
Pouey, João Francisco Fernandes |
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dc.date.accessioned |
2016-09-16T18:51:58Z |
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dc.date.available |
2016-09-16T18:51:58Z |
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dc.date.issued |
2012 |
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dc.identifier.citation |
POUEY, João Francisco Fernandes. Educação ambiental no curso de técnico de edificações - IFSUL campus Pelotas : desafios e possibilidades da educação emancipatória nos cursos técnicos. 2012. 132 f. Dissertação ( Mestrado em Educação Ambiental) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6542 |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho de dissertação de mestrado visa a descortinar as contradições que estão presentes nas representações de docentes e discentes da disciplina de práticas construtivas do Curso Técnico de Edificações, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandese (IFSul), campus Pelotas, em suas relações sócioeducativas, encontrando nesse desvelamento alternativas para o desenvolvimento destas atividades práticas de forma a contribuir na sustentabilidade do curso, e por conseguinte na sustentabilidade das relações entre homens, natureza e meio ambiente. A partir dessas representações sociais e contradições, esse trabalho possibilitou, através de um estudo de caso de natureza qualitativa dialética, de posse das categorias do Materialismo Dialético e Histórico e da economia política, uma compreensão dialética de como o modo de produção capitalista interfere nas ações em geral, inclusive nas relações de educação. A opção por esse assunto foi principalmente devido a constatações próprias, como professor de práticas construtivas, da necessidade de continuidade das atividades práticas no curso, mas de uma maneira mais coerente com as leis da natureza, por um processo educativo emancipador de educadores e educandos, socializando os saberes libertadores da educação ambiental. O estudo mostrou-se coerente e revelador materializando-se em possibilidades, projetos e ações imediatas de transformações dentro do curso de maneira a interferir nas relações de todos entre si e com a natureza, com uma forma possível de utilizar as matériasprimas necessárias sem o desperdício, com o máximo de aproveitamento e reciclagem, com a possibilidade de levar essas aulas práticas para fora dos muros da escola, em atividades necessárias para entidades assistenciais, minimizando a geração de resíduos sólidos a serem descartados na natureza, contribuindo dessa maneira com o perfeito relacionamento homem-homem, homem-natureza, na busca da sustentabilidade e na conservação da vida no Planeta. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This master's thesis, intends to unveil the contradictions that are presents in the representations of teachers and students of the discipline of construction practices of the Technical Course of Buildings from the Instituto Federal SulRio-Grandense (IFSul), campus Pelotas, in their educational partner relationships, finding that disclosure alternatives to the development of those practical activities intends to make a contribution to the sustainability of the course, and consequently the sustainability of the relations between men, nature and environment. Starting from these social representations and contradictions, this work allows, through a case study of a qualitative nature dialectic, in possession of the categories of Dialectical Materialism and history and political economy, a dialectical understanding of how the capitalist mode of production interferes with actions in general, inclusive on the relations of education. The choice of this subject was mainly due to the self-findings , as a professor of constructive practices, of the need to give continuity to the practical activities on the course, but on a more coherent way with the laws of nature through an educational emancipator process from educators and students, socializing the liberated knowledge of environmental education. The study proved consistent and revealing materializing in possibilities, projects and immediate actions of transformations within the course in a way that interfere in all relationships among themselves and with nature, with a possible way to use the raw materials needed without waste, with maximum use and recycling with the ability to take these practical lessons outside the school walls, in activities necessary to charities, minimizing the generation of solid residues to be disposed in nature, thus contributing to the perfect relationship man-man, mannature, in pursuit of sustainability and conservation of life on Earth. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Ensino técnico |
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dc.subject |
Práticas construtivas |
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dc.subject |
Educação ambiental |
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dc.subject |
Resíduos sólidos |
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dc.subject |
Technical teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Constructive practices |
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dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Solid residues |
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dc.title |
Educação ambiental no curso de técnico de edificações - ifsul campus Pelotas : desafios e possibilidades da educação emancipatória nos cursos técnicos |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
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