dc.contributor.author |
Loureiro, Carlos Frederico Bernardo |
|
dc.date.accessioned |
2016-11-23T17:09:59Z |
|
dc.date.available |
2016-11-23T17:09:59Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.identifier.citation |
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 8, n.1, p 37 – 54, 2003. Disponivel em: <https://seer.furg.br/ambeduc/article/view/897>. Acesso em: 18 nov. 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2238-5533 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6736 |
|
dc.description.abstract |
No presente artigo abordam-se as premissas teóricas que definem a Educação Ambiental numa perspectiva transformadora, à luz de um referencial marxista, distinguindo-a das tendências politicamente conservadoras que dissociam o social do ambiental, sob bases conceituais idealizadas e dualistas entre sociedade e natureza. Exemplifica-se como a Educação Ambiental se constituiu no Brasil e os limites que se constituíram ao longo do percurso feito, trazendo, ao final, conceitos centrais para uma prática educativa ambientalista e crítica voltada para a participação cidadã. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Dialética histórica |
pt_BR |
dc.subject |
Práxis |
pt_BR |
dc.subject |
Conflito ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão ambiental participativa |
pt_BR |
dc.title |
Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |