dc.contributor.author |
Fontoura, Ana Elisa Sparano |
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dc.contributor.author |
Braun, Ani Maria Swarowsky |
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dc.contributor.author |
Freitas, Elisete Maria de |
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dc.date.accessioned |
2016-11-24T02:33:22Z |
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dc.date.available |
2016-11-24T02:33:22Z |
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dc.date.issued |
2004 |
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dc.identifier.citation |
FONTOURA, Ana Elisa Sparano; BRAUN, Ani Maria Swarowsky; FREITAS, Elisete Maria de. Emoção, contrato natural e ecodesenvolvimento: parâmetros do paradigma emergente. Ambiente & Educação, v. 9, n.1, p. 165-176, 2004. Disponível em:< https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/918 >. Acesso em: 23 nov. 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2238-5533 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6762 |
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dc.description.abstract |
A origem, a evolução e a crise do paradigma dominante são o ponto de
partida deste artigo. São analisadas as concepções de mundo que dão o
suporte para a construção de um novo paradigma, considerando as idéias
e reflexões dos autores Humberto Maturana, Michel Serres e Ignacy Sachs.
Para isso, será preciso reconsiderar a natureza nos contratos que regulam a
vida em sociedade e tornar a educação fundamental na construção da
comunhão entre a vida humana e o planeta Terra em sua totalidade. Assim,
o conhecimento levará ao entendimento, à compreensão, a uma ação
harmônica e ajustada com os outros e o meio, e a um estilo de
desenvolvimento baseado na satisfação das necessidades humanas, sociais
e culturais. Essa transformação exige o estudo do lugar, a questão em
pauta na Geografia, que conduz à compreensão do homem e da sua
responsabilidade na construção de um mundo melhor. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The origin, evolution and crisis of the dominant paradigm are the starting
point of this paper. Furthermore, it analyses the world concepts which
support the construction of this new paradigm, considering the ideas and
reflections of authors Humberto Maturana, Michel Serres and Ignacy Sachs.
To do so, it will be necessary to reconsider the nature of the contracts that
regulate life in society and to make education essential for the construction
of the communion between human life and the Earth, in its totality. Thus,
knowledge will lead to understanding, to comprehending and to acting in
consonance with other people and the environment, as well as with a
development style based on satisfying social and cultural human needs. All
this change requires the study of an outlined space, subject approached
by Geography, which leads to understanding human kind and their
responsibility in the construction of a better world. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
EDGRAF |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Natureza |
pt_BR |
dc.subject |
Ecodesenvolvimento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Emoções |
pt_BR |
dc.subject |
Nature |
pt_BR |
dc.subject |
Ecodevelopment |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Emotions |
pt_BR |
dc.title |
Emoção, contrato natural e ecodesenvolvimento: parâmetros do paradigma emergente |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |