dc.contributor.author |
Lago, Carmen Dal |
|
dc.date.accessioned |
2016-11-24T02:36:41Z |
|
dc.date.available |
2016-11-24T02:36:41Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.identifier.citation |
LAGO, Carmen Dal. Concepções e práticas na construção do saber sobre o meio ambiente. Ambiente & Educação, v. 9, n.1, p. 85-103, 2004. Disponível em:< https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/913 >. Acesso em: 23 nov. 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2238-5533 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6763 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo principal estudar o processo de construção do saber ambiental no contexto escolar do ensino fundamental. O estudo foi realizado em três escolas de Porto Alegre, onde buscamos identificar as ações desenvolvidas por professores e alunos no sentido de sensibilizar o contexto escolar para o estudo sobre o meio ambiente. As questões envolvendo a preocupação ambiental podem ser percebidas de diferentes formas, conforme as condições de vida de cada um. A repercussão do saber ambiental depende do grau de interesse e das percepções das pessoas quanto a questões ambientais. Apesar do crescimento dos projetos envolvendo o tema meio ambiente, eles ainda estão desintegrados do currículo formal, porque as atividades de educação ambiental ocorrem no turno inverso ao das aulas. A construção do saber ambiental ainda é um processo muito recente para que as mudanças necessárias no sistema de ensino sejam mais significativas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present work aims especially to study at the process of developing an
environmental awareness among schoolchildren of elementary schools. The
study was carried out in three schools located in Porto Alegre, Brazil, where
we tried to identify the actions involving teachers and pupils which attempt
to sensitise the milieu to the study of the environment. The questions related
to the environment may be perceived in different ways, according to each
one’s life standard. The passing of knowledge depends on the level of
interest and each one’s perceptions of environmental issues. Environmental
studies still are apart from the curriculum, as environmental education
activities do not happen during school hours. The development of
environmental awareness is still too recent to bring about more meaningful
changes in the educational system. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
EDGRAF |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Construção do saber |
pt_BR |
dc.subject |
Meio ambiente |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Development of environmental all awareness |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary schools |
pt_BR |
dc.title |
Concepções e práticas na construção do saber sobre o meio ambiente |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |