Show simple item record

dc.contributor.author Lago, Carmen Dal
dc.date.accessioned 2016-11-24T02:36:41Z
dc.date.available 2016-11-24T02:36:41Z
dc.date.issued 2004
dc.identifier.citation LAGO, Carmen Dal. Concepções e práticas na construção do saber sobre o meio ambiente. Ambiente & Educação, v. 9, n.1, p. 85-103, 2004. Disponível em:< https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/913 >. Acesso em: 23 nov. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 2238-5533
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6763
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo principal estudar o processo de construção do saber ambiental no contexto escolar do ensino fundamental. O estudo foi realizado em três escolas de Porto Alegre, onde buscamos identificar as ações desenvolvidas por professores e alunos no sentido de sensibilizar o contexto escolar para o estudo sobre o meio ambiente. As questões envolvendo a preocupação ambiental podem ser percebidas de diferentes formas, conforme as condições de vida de cada um. A repercussão do saber ambiental depende do grau de interesse e das percepções das pessoas quanto a questões ambientais. Apesar do crescimento dos projetos envolvendo o tema meio ambiente, eles ainda estão desintegrados do currículo formal, porque as atividades de educação ambiental ocorrem no turno inverso ao das aulas. A construção do saber ambiental ainda é um processo muito recente para que as mudanças necessárias no sistema de ensino sejam mais significativas. pt_BR
dc.description.abstract The present work aims especially to study at the process of developing an environmental awareness among schoolchildren of elementary schools. The study was carried out in three schools located in Porto Alegre, Brazil, where we tried to identify the actions involving teachers and pupils which attempt to sensitise the milieu to the study of the environment. The questions related to the environment may be perceived in different ways, according to each one’s life standard. The passing of knowledge depends on the level of interest and each one’s perceptions of environmental issues. Environmental studies still are apart from the curriculum, as environmental education activities do not happen during school hours. The development of environmental awareness is still too recent to bring about more meaningful changes in the educational system. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher EDGRAF pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Construção do saber pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Development of environmental all awareness pt_BR
dc.subject Environmental pt_BR
dc.subject Elementary schools pt_BR
dc.title Concepções e práticas na construção do saber sobre o meio ambiente pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record