dc.contributor.author |
Suassuna, Dulce |
|
dc.date.accessioned |
2016-11-24T02:58:23Z |
|
dc.date.available |
2016-11-24T02:58:23Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.identifier.citation |
SUASSUNA, Dulce. A educação ambiental e o Projeto Tamar. Ambiente & Educação, v. 9, n.1, p. 55-67, 2004. Disponível em:<https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/911 >. Acesso em: 23 nov. 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2238-5533 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6766 |
|
dc.description.abstract |
O trabalho discute o significado da educação ambiental para o Projeto Tamar, por meio do estudo do processo de intervenção do programa ambiental em comunidades pesqueiras do litoral brasileiro. Verifica-se que a intervenção promoveu rupturas nos modos de vida das populações envolvidas, considerando as seguintes categorias: componente estrutural/alteração de domínio: cultura e reprodução cultural – perda de sentido; cultura/integração social – perturbação da identidade coletiva e cultura/socialização – ruptura da tradição; sociedade/reprodução cultural: retirada de legitimação; sociedade/integração social: anomia; sociedade/socialização: retirada da motivação. Conclui-se situando a dimensão das rupturas ocasionadas pela intervenção do Tamar em comunidades pesqueiras e mostra-se que a proposta de educação ambiental do Projeto Tamar tem como entrave a não-participação política dos indivíduos das comunidades de pescadores. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
EDGRAF |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto Tamar |
pt_BR |
dc.title |
A educação ambiental e o projeto Tamar |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |