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dc.contributor.author Suassuna, Dulce
dc.date.accessioned 2016-11-24T02:58:23Z
dc.date.available 2016-11-24T02:58:23Z
dc.date.issued 2004
dc.identifier.citation SUASSUNA, Dulce. A educação ambiental e o Projeto Tamar. Ambiente & Educação, v. 9, n.1, p. 55-67, 2004. Disponível em:<https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/911 >. Acesso em: 23 nov. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 2238-5533
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6766
dc.description.abstract O trabalho discute o significado da educação ambiental para o Projeto Tamar, por meio do estudo do processo de intervenção do programa ambiental em comunidades pesqueiras do litoral brasileiro. Verifica-se que a intervenção promoveu rupturas nos modos de vida das populações envolvidas, considerando as seguintes categorias: componente estrutural/alteração de domínio: cultura e reprodução cultural – perda de sentido; cultura/integração social – perturbação da identidade coletiva e cultura/socialização – ruptura da tradição; sociedade/reprodução cultural: retirada de legitimação; sociedade/integração social: anomia; sociedade/socialização: retirada da motivação. Conclui-se situando a dimensão das rupturas ocasionadas pela intervenção do Tamar em comunidades pesqueiras e mostra-se que a proposta de educação ambiental do Projeto Tamar tem como entrave a não-participação política dos indivíduos das comunidades de pescadores. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher EDGRAF pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Projeto Tamar pt_BR
dc.title A educação ambiental e o projeto Tamar pt_BR
dc.type article pt_BR


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