dc.contributor.author |
Oliveira Júnior, Samuel Borges de |
|
dc.contributor.author |
Sato, Michèle |
|
dc.date.accessioned |
2016-11-25T17:22:14Z |
|
dc.date.available |
2016-11-25T17:22:14Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA JÚNIOR, Samuel Borges de; SATO, Michèle. Educação ambiental e etnoconhecimento: parceiros para a conservação da diversidade de aves pantaneiras. Ambiente & Educação, v. 11, n.1, p. 125-134, 2006. Disponível em:<https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/772 >. Acesso em: 25 nov. 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2238-5533 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6776 |
|
dc.description.abstract |
Nosso país apresenta uma enorme variedade de modos de vida e culturas diferenciadas que, por estarem relativamente isoladas, acabaram desenvolvendo relações particulares em extrema dependência com os ciclos naturais, apresentando, entre outras características, simbologias e mitos vinculados ao ambiente. Entre tais comunidades, temos as pantaneiras de São Pedro de Joselândia e da Barra do Piraim, que por estarem tão próximas à vida silvestre local, possuem um vasto conhecimento sobre esses animais. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar a percepção que os moradores das referidas comunidades têm sobre a avifauna local, para a partir desse conhecimento adquirido, buscar alternativas viáveis para a conservação de tais espécies. Nossa aliada nessa caminhada é a Educação Ambiental que busca a integração entre os meios biológicos e sociais, na tentativa da conservação do conhecimento local e de nossa diversidade. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Our country has an enormous variety of ways of life and cultures which end up
developing specific relations based on the dependence upon natural cycles, due to
the fact that they are somewhat isolated. Among other characteristics, their
symbols and myths are linked to the environment. These communities include the
swamp communities São Pedro de Joselândia and Barra do Piraim, where people
have vast knowledge about the animals that comprise the wildlife in the
neighborhood. Therefore, this paper aims at verifying the perception these swamp
dwellers have of the local bird fauna; based on this knowledge, we propose viable
alternatives to preserve these species. Environmental Education is our ally in this
attempt: it aims at integrating biological and social means so that the local
knowledge and our diversity can be preserved. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
EDGRAF |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento local |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade biológica e cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Biological and Cultural Diversity |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental Education |
pt_BR |
dc.subject |
Local Knowledge |
pt_BR |
dc.title |
Educação ambiental e etnoconhecimento: parceiros para a conservação da diversidade de aves pantaneiras |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |