Show simple item record

dc.contributor.author Oliveira Júnior, Samuel Borges de
dc.contributor.author Sato, Michèle
dc.date.accessioned 2016-11-25T17:22:14Z
dc.date.available 2016-11-25T17:22:14Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation OLIVEIRA JÚNIOR, Samuel Borges de; SATO, Michèle. Educação ambiental e etnoconhecimento: parceiros para a conservação da diversidade de aves pantaneiras. Ambiente & Educação, v. 11, n.1, p. 125-134, 2006. Disponível em:<https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/772 >. Acesso em: 25 nov. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 2238-5533
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6776
dc.description.abstract Nosso país apresenta uma enorme variedade de modos de vida e culturas diferenciadas que, por estarem relativamente isoladas, acabaram desenvolvendo relações particulares em extrema dependência com os ciclos naturais, apresentando, entre outras características, simbologias e mitos vinculados ao ambiente. Entre tais comunidades, temos as pantaneiras de São Pedro de Joselândia e da Barra do Piraim, que por estarem tão próximas à vida silvestre local, possuem um vasto conhecimento sobre esses animais. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar a percepção que os moradores das referidas comunidades têm sobre a avifauna local, para a partir desse conhecimento adquirido, buscar alternativas viáveis para a conservação de tais espécies. Nossa aliada nessa caminhada é a Educação Ambiental que busca a integração entre os meios biológicos e sociais, na tentativa da conservação do conhecimento local e de nossa diversidade. pt_BR
dc.description.abstract Our country has an enormous variety of ways of life and cultures which end up developing specific relations based on the dependence upon natural cycles, due to the fact that they are somewhat isolated. Among other characteristics, their symbols and myths are linked to the environment. These communities include the swamp communities São Pedro de Joselândia and Barra do Piraim, where people have vast knowledge about the animals that comprise the wildlife in the neighborhood. Therefore, this paper aims at verifying the perception these swamp dwellers have of the local bird fauna; based on this knowledge, we propose viable alternatives to preserve these species. Environmental Education is our ally in this attempt: it aims at integrating biological and social means so that the local knowledge and our diversity can be preserved. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher EDGRAF pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Conhecimento local pt_BR
dc.subject Diversidade biológica e cultural pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Biological and Cultural Diversity pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Local Knowledge pt_BR
dc.title Educação ambiental e etnoconhecimento: parceiros para a conservação da diversidade de aves pantaneiras pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record