Show simple item record

dc.contributor.author Teixeira, Cristina
dc.date.accessioned 2016-11-25T17:54:33Z
dc.date.available 2016-11-25T17:54:33Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation TEIXEIRA, Cristina. Educação e desenvolvimento sustentável na agenda 21 brasileira. Ambiente & Educação, v. 11, n.1, p. 134-152, 2006. Disponível em:< https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/773>. Acesso em: 25 nov. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 2238-5533
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6778
dc.description.abstract O presente artigo faz uma análise crítica das diretrizes relativas à educação na Agenda 21 Brasileira, apresentada como um instrumento de planejamento para o desenvolvimento sustentável que compatibiliza conservação ambiental, justiça social e crescimento econômico. Na Agenda 21 Brasileira, a educação deve promover a inclusão social e contribuir para a inserção do Brasil na economia globalizada, inserção que é definida como condição para o desenvolvimento sustentável. Observa-se que, em última instância, as propostas para a educação na Agenda 21 Brasileira são “funcionais” à inserção do país ao mesmo modelo socioeconômico no qual está a raiz da insustentabilidade. pt_BR
dc.description.abstract This paper is a critical analysis of the norms regarding education in the Brazilian Agenda 21, which is presented as a planning tool for sustainable development that encompasses environmental preservation, social justice, and economic growth. The Brazilian Agenda 21 states that education must promote social inclusion and contribute towards Brazil’s insertion in a globalized economy; this is a condition for sustainable development. I have observed that the proposals for education in the Brazilian Agenda 21 are “functional” since they insert the country into the same socioeconomic model which holds the root of unsustainability. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher EDGRAF pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação e desenvolvimento sustentável pt_BR
dc.subject Agenda 21 Brasileira pt_BR
dc.subject Desenvolvimento sustentável pt_BR
dc.subject Education and Sustainable Development pt_BR
dc.subject Brazilian Agenda 21 pt_BR
dc.subject Sustainable Development pt_BR
dc.title Educação e desenvolvimento sustentável na agenda 21 brasileira pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record