O caos conceitual-metodológico na educação ambiental e algumas possíveis origens de seus equívocos

Cunha, Marlécio Maknamara da Silva

Abstract:

 
Estudos referentes à Educação Ambiental (EA) têm enfatizado exaustivamente que esta não deve ser confundida com ensino de Ecologia. Entretanto, verifica-se que em algumas pesquisas e atividades de EA no Brasil ainda persiste uma controvérsia conceitual entre o que vem a ser Ambiente, Educação Ambiental, Natureza e ensino de Ecologia. Paralelamente, poucos são os trabalhos que analisam o contexto em que surgiram tais controvérsias, como foram legitimadas e o que justificaria a preferência por um ou outro termo. A partir de tais considerações, o presente trabalho objetiva situar histórica e epistemologicamente algumas possíveis raízes dos equívocos entre Ambiente/Natureza e Educação Ambiental/ensino de Ecologia. Para tanto, são focalizadas as bases filosóficas e históricas da atual crise ambiental relacionando, em seguida, o surgimento do Ambientalismo e da EA com a preocupação da sociedade acerca de tal crise. Finalmente, são discutidas as implicações que tais equívocos têm para o desenvolvimento da Educação Ambiental.
 
Studies on Environmental Education (EE) have exhaustively emphasized that it must not be mixed up with the teaching of Ecology. However, some EE researches and activities in Brazil still maintain the conceptual controversy over what Environment, Environmental Education, Nature, and the teaching of Ecology are. Likewise, there are few researches that analyze the context which led to such controversies, how they were legitimated, and what would justify the preference for any of these terms. Based on these considerations, this paper aims at historically and epistemologically identifying some possible roots of misunderstandings between Environment/Nature and Environmental Education/teaching of Ecology. Therefore, I focus on the philosophical and historical basis of the current environmental crisis and relate the occurrence of Environmentalism and EE to the concern our society shows about this crisis. At last, I discuss the implications such misunderstandings have for the development of Environmental Education.
 

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