Abstract:
Estudos referentes à Educação Ambiental (EA) têm enfatizado exaustivamente que
esta não deve ser confundida com ensino de Ecologia. Entretanto, verifica-se que
em algumas pesquisas e atividades de EA no Brasil ainda persiste uma
controvérsia conceitual entre o que vem a ser Ambiente, Educação Ambiental,
Natureza e ensino de Ecologia. Paralelamente, poucos são os trabalhos que
analisam o contexto em que surgiram tais controvérsias, como foram legitimadas e
o que justificaria a preferência por um ou outro termo. A partir de tais
considerações, o presente trabalho objetiva situar histórica e epistemologicamente
algumas possíveis raízes dos equívocos entre Ambiente/Natureza e Educação
Ambiental/ensino de Ecologia. Para tanto, são focalizadas as bases filosóficas e
históricas da atual crise ambiental relacionando, em seguida, o surgimento do
Ambientalismo e da EA com a preocupação da sociedade acerca de tal crise.
Finalmente, são discutidas as implicações que tais equívocos têm para o
desenvolvimento da Educação Ambiental.
Studies on Environmental Education (EE) have exhaustively emphasized that it
must not be mixed up with the teaching of Ecology. However, some EE researches
and activities in Brazil still maintain the conceptual controversy over what
Environment, Environmental Education, Nature, and the teaching of Ecology are.
Likewise, there are few researches that analyze the context which led to such
controversies, how they were legitimated, and what would justify the preference
for any of these terms. Based on these considerations, this paper aims at
historically and epistemologically identifying some possible roots of
misunderstandings between Environment/Nature and Environmental
Education/teaching of Ecology. Therefore, I focus on the philosophical and
historical basis of the current environmental crisis and relate the occurrence of
Environmentalism and EE to the concern our society shows about this crisis. At
last, I discuss the implications such misunderstandings have for the development
of Environmental Education.