Educação ambiental, conflitos e responsabilidades – uma contribuição da biologia do amor e da biologia do conhecimento de Humberto Maturana

Barcelos, Valdo; Schlichting, Homero Alves

Abstract:

 
Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a nossa participação nos conflitos ambientais através de atitudes de educação ambiental responsáveis. Tomamos como referencial teórico principal as idéias do pensador chileno Humberto Maturana. No texto faremos uma exposição das proposições de Maturana, isto é, dos entendimentos mais centrais oferecidos pela Biologia do amor e a Biologia do conhecer. Procuramos incorporar um olhar a partir desses entendimentos, buscamos discutir a origem dos conflitos que vivemos e o entendimento sobre a nossa possibilidade de sermos responsáveis pelas nossas ações ao viver no mundo e, especialmente, ao nos envolvermos com o que chamamos de questões ambientais.
 
This paper aims at reflecting upon our participation in environmental conflicts through responsible attitudes concerning environmental education. Its main theoretical reference is the thought of Humberto Maturana, a Chilean thinker. The text exposes Maturana’s proposals, i. e., the core of Love Biology and Knowledge Biology. Based on this understanding, I have tried to discuss the origin of the conflicts we live in and the comprehension of the possibility that we have of being responsible for our actions in this world, mainly regarding environmental issues.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos