Abstract:
O presente trabalho faz parte do Projeto de Extensão “Adolescer: relações e
reflexões a partir da interdisciplinaridade”, do Departamento de Educação e
Ciências do Comportamento – DECC, da Fundação Universidade Federal do Rio
Grande – FURG/RS, tendo como objetivo formar multiplicadores adolescentes
para desenvolver ações de cidadania, educação e saúde no contexto social onde
estão inseridos. As atividades foram desenvolvidas no Centro de Atenção Integral
à Criança e ao Adolescente – CAIC, da cidade de São José do Norte/RS, em
2001/2002, com alunos na faixa etária de 12 a 18 anos, atingindo cerca de 170
adolescentes. Utilizamos metodologia proposta da Educação Ambiental,
abordando aspectos de cunho social, político, econômico e cultural.
This paper reveals the potential adolescents have to spread citizenship; it reports the experience carried out in an Extension Project called “Becoming an Adolescent:
relations and reflections upon disciplinarity”, in the Department of Education and
Behavioral Sciences at Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG/RS,
from 2001 to 2002. This project aimed at educating adolescents to carry out tasks
related to citizenship, education, and health in their social context. The activities were
developed at the Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – CAIC, in
São José do Norte, RS, Brazil, with 170 students from 12 to 18 years old. We used
the methodology proposed by Environmental Education which comprises social,
political, economic, and cultural issues.