Abstract:
Este artigo desenvolve uma reflexão acerca da atual crise civilizatória enfrentada
pela humanidade, entendendo tal crise como inerente ao modelo capitalista. Busca,
para tanto, fundamentar a adoção dos pressupostos da Educação Ambiental como
balizadores de uma alternativa ao modelo não-sustentável e auto-destrutivo de
sociedade que se apresenta. Propõe a adoção de padrões éticos pautados pelos
pressupostos da Educação Ambiental, com o nítido objetivo de favorecer a adoção
de ações responsáveis e solidárias frente à sociedade e ao meio ambiente. Este
ensaio fundamenta-se no entendimento de que não se pode desenvolver uma
análise satisfatória a respeito do modelo de desenvolvimento humano que orienta a
atitude mundial, sem incluir nessa crítica componentes econômicos, políticos,
técnicos, históricos, morais, estéticos, além dos naturais. Por tal compreensão, a
Educação Ambiental assume a responsabilidade de provocar reflexões sobre a
gênese dos problemas ambientais, através da observação, investigação e reflexão,
de modo a promover mudanças efetivas na realidade.
This paper aims at reflecting on the crisis of civilization faced by humankind
nowadays; this crisis is understood as being inherent to the capitalist model. I have
adopted principles of Environmental Education as reference points for an
alternative to the unsustainable and self-destructive model our society is immersed
in. Therefore, I have proposed the adoption of ethical standards of Environmental
Education, thus, favoring responsible and sympathetic actions towards the society
and the environment.