dc.contributor.author |
Azevedo, Genoveva Chagas de |
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dc.contributor.author |
Higuchi, Maria Inês Gasparetto |
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dc.contributor.author |
Barcelos, Valdo |
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dc.date.accessioned |
2016-11-28T18:05:04Z |
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dc.date.available |
2016-11-28T18:05:04Z |
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dc.date.issued |
2009 |
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dc.identifier.citation |
AZEVEDO, Genoveva Chagas de; HIGUCHI, Maria Inês Gasparetto; BARCELOS, Valdo. Contribuição do INPA na formação continuada de professores em educação ambiental: desafios, práticas e reflexões! Ambiente & Educação, Rio Grande, v.14, n.1, p. 89-109, 2009. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/1138 > Acesso em: 28 nov. 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2238-5533 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6808 |
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dc.description.abstract |
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) tem procurado contribuir na
redução da distância entre o conhecimento científico e sua aplicabilidade no
cotidiano. O Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (LAPSEA)
desenvolve, em parceria com outros laboratórios, cursos e oficinas pedagógicas para
professores do Ensino Básico como parte de um programa educativo continuado
sobre as questões da Amazônia. O professor(a) é o sujeito de sua prática, capaz de
criá-la e recriá-la. Portanto, capacitar professores implica que as vivências
pedagógicas sejam capazes de promover e estimular projetos e ações que visem
transformar o cotidiano escolar, na perspectiva socioambiental e educacional. A
abordagem qualitativa fenomenológica, com enfoque na observação participante
como técnica principal permitiu a produção das informações e a sistematização do
processo, subsidiando-se dos instrumentos pedagógicos. A experiência aqui trazida
refere-se a 2 cursos e 1 oficina pedagógica, que envolveu 67 professores do Ensino
Básico. Os resultados indicam que o contato direto com a floresta (cursos), com os
núcleos interativos do Bosque (oficina) trouxe uma aproximação e familiarização
maior com os temas abordados, encurtando a distância cognitiva e afetiva entre o
conhecimento científico e sua possível aplicabilidade no contexto da sala de aula. Os
processos formativos disponibilizados para os professores foram avaliados
positivamente: estrutura e organização, satisfatórias; conteúdos e linguagem,
adequados; processo pedagógico, construtivo e participativo; vivências, afetivas e,
práticas reflexivas. É possível concluir que a contribuição do INPA consegue unir
conhecimentos científicos, práticas reflexivas e vivências afetivas significativas no
contexto da formação local. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), a research center in the
Amazon region, has contributed to bridge the gap between scientific knowledge
and its application in everyday life. The Psychology and Environmental Education
Laboratory (LAPSEA), along with other laboratories, has developed courses and
pedagogical workshops for Elementary School teachers as part of an in-service
program about Amazonian issues. The teacher is the subject of his/her own
practice, able to create it and recreate it. Therefore, to empower teachers implies
that pedagogical experiences are able to promote and stimulate projects and
actions which aim at changing school routine from socio-environmental and
educational perspectives. The qualitative and phenomenological approach, whose
main technique was participative observation, allowed the production of
information and the systematization of the process through the use of the
pedagogical tools. The experience that is reported in this paper refers to two
courses and one pedagogical workshop with 67 Elementary School teachers.
Results show that the direct contact with the forest (courses), and with the Bosque
interaction centers (workshop) brought teachers closer to the themes, thus,
bridging the cognitive and affective gap between scientific knowledge and its
application in the classroom context. The in-service program was positively
evaluated: structure and organization were found satisfactory; language and
contents were adequate; pedagogical process was constructive and participative;
experiences were affective and practices were reflexive. It may be concluded that
INPA’s contribution connects scientific knowledge, reflexive practices, and
meaningful affective experiences in the context of local education. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
EDGRAF |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
In-service education |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental Education |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practices |
pt_BR |
dc.title |
Contribuição do INPA na formação continuada de professores em educação ambiental: desafios, práticas e reflexões! |
pt_BR |
dc.title.alternative |
INPA´S contribution to environmental education teachers in-service education: challenges, pratices and reflections! |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |