Show simple item record

dc.contributor.author Azevedo, Genoveva Chagas de
dc.contributor.author Higuchi, Maria Inês Gasparetto
dc.contributor.author Barcelos, Valdo
dc.date.accessioned 2016-11-28T18:05:04Z
dc.date.available 2016-11-28T18:05:04Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation AZEVEDO, Genoveva Chagas de; HIGUCHI, Maria Inês Gasparetto; BARCELOS, Valdo. Contribuição do INPA na formação continuada de professores em educação ambiental: desafios, práticas e reflexões! Ambiente & Educação, Rio Grande, v.14, n.1, p. 89-109, 2009. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/1138 > Acesso em: 28 nov. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 2238-5533
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6808
dc.description.abstract O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) tem procurado contribuir na redução da distância entre o conhecimento científico e sua aplicabilidade no cotidiano. O Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (LAPSEA) desenvolve, em parceria com outros laboratórios, cursos e oficinas pedagógicas para professores do Ensino Básico como parte de um programa educativo continuado sobre as questões da Amazônia. O professor(a) é o sujeito de sua prática, capaz de criá-la e recriá-la. Portanto, capacitar professores implica que as vivências pedagógicas sejam capazes de promover e estimular projetos e ações que visem transformar o cotidiano escolar, na perspectiva socioambiental e educacional. A abordagem qualitativa fenomenológica, com enfoque na observação participante como técnica principal permitiu a produção das informações e a sistematização do processo, subsidiando-se dos instrumentos pedagógicos. A experiência aqui trazida refere-se a 2 cursos e 1 oficina pedagógica, que envolveu 67 professores do Ensino Básico. Os resultados indicam que o contato direto com a floresta (cursos), com os núcleos interativos do Bosque (oficina) trouxe uma aproximação e familiarização maior com os temas abordados, encurtando a distância cognitiva e afetiva entre o conhecimento científico e sua possível aplicabilidade no contexto da sala de aula. Os processos formativos disponibilizados para os professores foram avaliados positivamente: estrutura e organização, satisfatórias; conteúdos e linguagem, adequados; processo pedagógico, construtivo e participativo; vivências, afetivas e, práticas reflexivas. É possível concluir que a contribuição do INPA consegue unir conhecimentos científicos, práticas reflexivas e vivências afetivas significativas no contexto da formação local. pt_BR
dc.description.abstract The Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), a research center in the Amazon region, has contributed to bridge the gap between scientific knowledge and its application in everyday life. The Psychology and Environmental Education Laboratory (LAPSEA), along with other laboratories, has developed courses and pedagogical workshops for Elementary School teachers as part of an in-service program about Amazonian issues. The teacher is the subject of his/her own practice, able to create it and recreate it. Therefore, to empower teachers implies that pedagogical experiences are able to promote and stimulate projects and actions which aim at changing school routine from socio-environmental and educational perspectives. The qualitative and phenomenological approach, whose main technique was participative observation, allowed the production of information and the systematization of the process through the use of the pedagogical tools. The experience that is reported in this paper refers to two courses and one pedagogical workshop with 67 Elementary School teachers. Results show that the direct contact with the forest (courses), and with the Bosque interaction centers (workshop) brought teachers closer to the themes, thus, bridging the cognitive and affective gap between scientific knowledge and its application in the classroom context. The in-service program was positively evaluated: structure and organization were found satisfactory; language and contents were adequate; pedagogical process was constructive and participative; experiences were affective and practices were reflexive. It may be concluded that INPA’s contribution connects scientific knowledge, reflexive practices, and meaningful affective experiences in the context of local education. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher EDGRAF pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject In-service education pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.title Contribuição do INPA na formação continuada de professores em educação ambiental: desafios, práticas e reflexões! pt_BR
dc.title.alternative INPA´S contribution to environmental education teachers in-service education: challenges, pratices and reflections! pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record