Abstract:
Ao procurar sanar essa deficiência, no campo dos estudos sociais,
acreditou-se que a proximidade física com o objeto estudado pudesse
suprir a ausência de concretude. Dessa forma, ao se pensar na
elaboração de currículos em muitos estados brasileiros, a teoria
piagetiana e a dos círculos concêntricos de Bruner se associaram
para introduzir nas escolas os estudos relativos à sociedade. Um bom
exemplo a ser citado são os Guias Curriculares para a implantação
das reformas da Lei 5692/71, elaborados por Elza Nadai e Joana
Neves, para o Estado de São Paulo. No presente texto discorreremos
sobre o processo de construção do conceito de tempo nos anos
iniciais da escolarização.
Seeking to solve such deficiency in the field of social studies, it was
believed that physical proximity to the object under study could
compensate the lack of concreteness. Thus, when thinking about
curriculum development in many Brazilian states, Piaget‟s theory and
Bruner‟s theory of concentric circles were associated in order to
introduce social studies in schools. A good example is the Curriculum
Guidelines for the implementation of the reforms of Law 5692/71,
elaborated by Elza Nadai and Joana Neves for the State of Sao
Paulo. In this paper we will discuss the process of building the
concept of time in early elementary education.