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dc.contributor.author Dolci, Danielle Schmidt
dc.contributor.author Shirazawa, Juliana
dc.contributor.author Kindel, Eunice Aita Isaia
dc.date.accessioned 2016-12-02T02:12:12Z
dc.date.available 2016-12-02T02:12:12Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.citation DOLCI, Danielle Schmidt; SHIRAZAW, Juliana; KINDEL, Eunice Aita Isaia. Educação ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada. Ambiente & Educação, v. 13, n.1, p. 133-150, 2008. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/980 >. Acesso em: 25 nov. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 2238-5533
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6855
dc.description.abstract No Brasil, o campo da Educação Ambiental, embora não se constituindo em disciplina, deve estar presente nas escolas como tema transversal. Para alguns autores, a atual fragmentação do ensino escolar encontra-se intimamente associada à forma como compreendemos o mundo em sua perspectiva socioambiental. Nesse contexto, nasceu o projeto "Educação Ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada", vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS. Seus objetivos foram a formação de multiplicadores, a construção de novas propostas educativas escolares, a instrumentalização de educadores e a verificação da importância de um curso de formação continuada na busca de novas formas de percepção, compreensão e interação com o ambiente e consigo mesmo. As concepções de ambiente e Educação Ambiental dos participantes serviram de base para o presente estudo, que confirma a importância e a necessidade da formação continuada nesse campo, ao evidenciar mudanças em tais concepções ao final do curso. pt_BR
dc.description.abstract Although Environmental Education is not considered a school subject in Brazil, it must be included in the syllabus as an extra theme. Some authors believe that the present fragmentation of teaching is strongly associated with the way we understand the world from a socio-environmental perspective. In this context, we have implemented the project “Environmental Education: experiencing theory and practice in in-service education”, which is connected with the Extension Department at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. It aims at developing teachers who will be able to teach this topic, constructing new educational proposals for schools, preparing tools for educators, and verifying the importance of an in-service course to find new ways to perceive, understand, and interact with the environment and themselves. The participants’ conceptions of environment and Environmental Education formed the basis for this study. Results confirm the importance and show the need for in-service education in this field since there were changes in these conceptions at the end of the course. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher EDGRAF pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Antropocentrismo pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject In-service education pt_BR
dc.subject Anthropocentrism pt_BR
dc.title Educação ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada pt_BR
dc.title.alternative Environmental Education: Experiencing theory and practice in in-service education pt_BR
dc.type article pt_BR


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