Show simple item record

dc.contributor.author Almeida, Ellen Maria Pestili de
dc.contributor.author Santana, Patricia Mariana da Costa
dc.contributor.author Tonso, Sandro
dc.date.accessioned 2016-12-07T15:55:06Z
dc.date.available 2016-12-07T15:55:06Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation ALMEIDA, Ellen Maria Pestili de; COSTA-SANTANA, Patrícia Mariana; TONSO, Sandro. O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais. Ambiente & Educação, Rio Grande, v.15, n.1, p. 207-228, 2010. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view / 1095/924>. Acesso em: 06. Dez. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 2238-5533
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6884
dc.description.abstract A crescente preocupação com as questões ambientais atuais perpassa o conceito de disciplina. Nesse contexto, a Educação Ambiental se insere no currículo escolar como um tema transversal, constituindo uma forma de reflexão e de mudança responsável de valores e comportamentos humanos. As possibilidades da Arte-Educação mostram-se instrumentos ricos na reflexão sobre o cotidiano das pessoas e dos problemas ambientais. A Arte constitui um dos instrumentos mais significativos na formação do indivíduo, fundamental no aprendizado e capaz de estimular o processo criativo, pois ultrapassa os modos tradicionais de conhecer e fazer. Sendo a literatura uma forma de arte, encaixa-se no contexto em questão e é amplamente apropriada como ferramenta para a Educação Ambiental. Sendo assim, a presente pesquisa se desenvolveu no diálogo com a literatura infantil enquanto instrumento para a reflexão, conscientização e busca por ações e soluções para as questões ambientais. pt_BR
dc.description.abstract The growing concern with environmental issues has gone beyond the concept of school subject. In this context, Environmental Education fits into the school curriculum as an interdisciplinary theme; thus, it constitutes a form of reflection and of responsible change regarding human values and behavior. Art-Education has become a rich tool for reflection on people’s everyday life and environmental issues. Art is one of the most meaningful tools for an individual’s education; it is fundamental for learning and able to trigger creative processes since it goes beyond traditional ways of knowing and doing. Because literature is a kind of art, it fits into the context and is appropriate as a tool for Environmental Education. Therefore, this research has developed a dialogue with children literature as a tool for reflection, awareness and search for actions and solutions to environmental issues. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher EDGRAF pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Arte-educação pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Children literature pt_BR
dc.subject Art-education pt_BR
dc.title O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record