dc.contributor.author |
Almeida, Ellen Maria Pestili de |
|
dc.contributor.author |
Santana, Patricia Mariana da Costa |
|
dc.contributor.author |
Tonso, Sandro |
|
dc.date.accessioned |
2016-12-07T15:55:06Z |
|
dc.date.available |
2016-12-07T15:55:06Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Ellen Maria Pestili de; COSTA-SANTANA, Patrícia Mariana; TONSO, Sandro. O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais. Ambiente & Educação, Rio Grande, v.15, n.1, p. 207-228, 2010. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view / 1095/924>. Acesso em: 06. Dez. 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2238-5533 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6884 |
|
dc.description.abstract |
A crescente preocupação com as questões ambientais atuais perpassa o conceito de
disciplina. Nesse contexto, a Educação Ambiental se insere no currículo escolar como
um tema transversal, constituindo uma forma de reflexão e de mudança responsável de
valores e comportamentos humanos. As possibilidades da Arte-Educação mostram-se
instrumentos ricos na reflexão sobre o cotidiano das pessoas e dos problemas
ambientais. A Arte constitui um dos instrumentos mais significativos na formação do
indivíduo, fundamental no aprendizado e capaz de estimular o processo criativo, pois
ultrapassa os modos tradicionais de conhecer e fazer. Sendo a literatura uma forma de
arte, encaixa-se no contexto em questão e é amplamente apropriada como ferramenta
para a Educação Ambiental. Sendo assim, a presente pesquisa se desenvolveu no
diálogo com a literatura infantil enquanto instrumento para a reflexão, conscientização e
busca por ações e soluções para as questões ambientais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The growing concern with environmental issues has gone beyond the concept of
school subject. In this context, Environmental Education fits into the school
curriculum as an interdisciplinary theme; thus, it constitutes a form of reflection
and of responsible change regarding human values and behavior. Art-Education
has become a rich tool for reflection on people’s everyday life and environmental
issues. Art is one of the most meaningful tools for an individual’s education; it is
fundamental for learning and able to trigger creative processes since it goes
beyond traditional ways of knowing and doing. Because literature is a kind of art,
it fits into the context and is appropriate as a tool for Environmental Education.
Therefore, this research has developed a dialogue with children literature as a tool
for reflection, awareness and search for actions and solutions to environmental
issues. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
EDGRAF |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Arte-educação |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental Education |
pt_BR |
dc.subject |
Children literature |
pt_BR |
dc.subject |
Art-education |
pt_BR |
dc.title |
O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |