dc.contributor.author |
Vasconcellos, Valéria Oliveira de |
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dc.contributor.author |
Siqueira, Cristiano Tierno de |
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dc.contributor.author |
Santos, Raquel |
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dc.contributor.author |
Salazar, Marcelo |
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dc.contributor.author |
Straatmann, Jeferson |
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dc.contributor.author |
Neves, Leticia |
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dc.contributor.author |
Reis, Allan Ribeiro dos |
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dc.contributor.author |
Campos, Patrícia Greco |
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dc.date.accessioned |
2016-12-07T16:02:45Z |
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dc.date.available |
2016-12-07T16:02:45Z |
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dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.citation |
VASCONCELOS, Valéria Oliveira de; et al. Educação popular e meio ambiente: diálogos com populações tradicionais amazônicas. Ambiente & Educação, Rio Grande, v.15, n.1, p. 47-66, 2010. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/879/914>. Acesso em: 30. nov. 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2238-5533 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6886 |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho trata de uma experiência de consultoria cujos objetivos eram o
cadastramento dos moradores, o diagnóstico sócio-econômico e a formação dos
Conselhos Deliberativos de duas Unidades de Conservação localizadas na Terra do
Meio, região da Amazônia paraense. A Educação Popular e a metodologia freiriana
de alfabetização de adultos serviram como suporte às atividades desenvolvidas. Esse
processo, que teve como princípios o diálogo e a participação comunitários,
favoreceu a valorização da cultural tradicional – e por conseguinte do meio ambiente
–, além de uma compreensão mais protagonista e crítica de sua própria realidade. As
experiências descritas podem servir como parâmetros para atuações com populações
tradicionais, residentes ou não em áreas protegidas. É importante alertar, entretanto,
que os problemas aqui diagnosticados são regionais e, portanto, as propostas para seu
enfrentamento foram compreendidas dentro de suas especificidades e idiossincrasias. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This paper aims at describing an experience in consulting whose objectives were
the census of the dwellers, the socio-economic diagnosis and the creation of the
Deliberative Councils in two Conservation Units located in Terra do Meio, Pará, in
the Amazon region. Popular Education and Freire‟s methodology applied to
literacy programs for adults formed the bases for the tasks that were carried out.
This process used some principles, such as communitarian dialogue and
participation, and valued the traditional culture – consequently, the environment –,
besides favoring a more participative and critical understanding of the reality. The
experiences that were described can be used as parameters to work with traditional
populations that live/don‟t live in conservation areas. However, it is important to
point out that the problems this research diagnosed are regional. Therefore, the
proposals presented to face them were considered according to their specificity and
idiosyncrasy. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
EDGRAF |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação popular |
pt_BR |
dc.subject |
Meio ambiente |
pt_BR |
dc.subject |
Populações tradicionais |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização de adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Popular education |
pt_BR |
dc.subject |
Environment |
pt_BR |
dc.subject |
Traditional population |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy programs for adults |
pt_BR |
dc.title |
Educação popular e meio ambiente: diálogos com populações tradicionais amazônicas |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Popular Education and Environment: Dialogues with Traditional Populations in the Amazon Region |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |