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dc.contributor.author Vasconcellos, Valéria Oliveira de
dc.contributor.author Siqueira, Cristiano Tierno de
dc.contributor.author Santos, Raquel
dc.contributor.author Salazar, Marcelo
dc.contributor.author Straatmann, Jeferson
dc.contributor.author Neves, Leticia
dc.contributor.author Reis, Allan Ribeiro dos
dc.contributor.author Campos, Patrícia Greco
dc.date.accessioned 2016-12-07T16:02:45Z
dc.date.available 2016-12-07T16:02:45Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation VASCONCELOS, Valéria Oliveira de; et al. Educação popular e meio ambiente: diálogos com populações tradicionais amazônicas. Ambiente & Educação, Rio Grande, v.15, n.1, p. 47-66, 2010. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/879/914>. Acesso em: 30. nov. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 2238-5533
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6886
dc.description.abstract O presente trabalho trata de uma experiência de consultoria cujos objetivos eram o cadastramento dos moradores, o diagnóstico sócio-econômico e a formação dos Conselhos Deliberativos de duas Unidades de Conservação localizadas na Terra do Meio, região da Amazônia paraense. A Educação Popular e a metodologia freiriana de alfabetização de adultos serviram como suporte às atividades desenvolvidas. Esse processo, que teve como princípios o diálogo e a participação comunitários, favoreceu a valorização da cultural tradicional – e por conseguinte do meio ambiente –, além de uma compreensão mais protagonista e crítica de sua própria realidade. As experiências descritas podem servir como parâmetros para atuações com populações tradicionais, residentes ou não em áreas protegidas. É importante alertar, entretanto, que os problemas aqui diagnosticados são regionais e, portanto, as propostas para seu enfrentamento foram compreendidas dentro de suas especificidades e idiossincrasias. pt_BR
dc.description.abstract This paper aims at describing an experience in consulting whose objectives were the census of the dwellers, the socio-economic diagnosis and the creation of the Deliberative Councils in two Conservation Units located in Terra do Meio, Pará, in the Amazon region. Popular Education and Freire‟s methodology applied to literacy programs for adults formed the bases for the tasks that were carried out. This process used some principles, such as communitarian dialogue and participation, and valued the traditional culture – consequently, the environment –, besides favoring a more participative and critical understanding of the reality. The experiences that were described can be used as parameters to work with traditional populations that live/don‟t live in conservation areas. However, it is important to point out that the problems this research diagnosed are regional. Therefore, the proposals presented to face them were considered according to their specificity and idiosyncrasy. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher EDGRAF pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação popular pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Populações tradicionais pt_BR
dc.subject Alfabetização de adultos pt_BR
dc.subject Popular education pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.subject Traditional population pt_BR
dc.subject Literacy programs for adults pt_BR
dc.title Educação popular e meio ambiente: diálogos com populações tradicionais amazônicas pt_BR
dc.title.alternative Popular Education and Environment: Dialogues with Traditional Populations in the Amazon Region pt_BR
dc.type article pt_BR


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