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dc.contributor.author Fortunato, Rafael Angelo
dc.contributor.author Castro, Elza Maria Neffa Vieira de
dc.date.accessioned 2016-12-12T18:45:32Z
dc.date.available 2016-12-12T18:45:32Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation FORTUNATO, Rafael Angelo; CASTRO, Elza Maria Neffa Vieira de. Turismo em favelas cariocas: potencialidades de práticas de Educação Ambiental não formal para superação de problemas socioambientais locais. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 15, n.2, p. 251-266, 2010. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/ 1332> Acesso em: 11 Dez. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 2238-5533
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6920
dc.description.abstract O presente artigo apresenta elementos de práticas de educação ambiental não formal, desenvolvidas em atividades turísticas em favelas cariocas, como indicadores de contribuição para a minimização de conflitos socioambientais. Parte-se da premissa de que o encontro entre turistas e população local pode suscitar, em ambos, a ressignificação de suas identidades e contribuir para a construção de sociedades sustentáveis. A adoção de técnicas de observação participante e de entrevistas semiestruturadas, na perspectiva metodológica qualitativa, deu-se na perspectiva de identificar os principais significados que turistas e população local atribuem ao encontro e a seus desdobramentos, na construção de novas identidades e da realidade social, inclusive na refuncionalização dos processos produtivos. A partir do relato dos sujeitos envolvidos em situações de aprendizagem e de trocas culturais, este estudo caracteriza o potencial da atividade turística, que envolve práticas de educação ambiental não formal na formação de novas identidades dispostas ao enfrentamento de problemáticas socioambientais locais. pt_BR
dc.description.abstract This paper focuses on the elements of non-formal practices in Environmental Education which were developed as part of tourist activities in slums in Rio deJaneiro. These elements were indicators that contributed to mitigate socio-environmental conflicts. We believe that meetings of tourists and local people can lead to the redefinition of their identities and contribute to the construction of sustainable societies. Participatory observation and semi-structured interviews which were used in this qualitative methodology aimed at identifying the main meanings that tourists and local people attribute to the meetings and to other similar events while they construct new identities and a new social reality, and the refunctionalization of productive processes. This study, which is based on the reports given by people who were involved in learning projects and cultural exchange, characterizes the potential for developing new identities to tackle local socio-environmental problems through tourist activities that include non-formal practices in Environmental Education. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher EDGRAF pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Turismo pt_BR
dc.subject Favelas pt_BR
dc.subject Aprendizado pt_BR
dc.subject Educação ambiental não formal pt_BR
dc.subject Tourism pt_BR
dc.subject Slums pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Non-formal Environmental Education pt_BR
dc.title Turismo em favelas cariocas: potencialidades de práticas de Educação Ambiental não formal para superação de problemas socioambientais locais pt_BR
dc.title.alternative Tourism In Slums In Rio De Janeiro: The Potentiality Of Non-Formal Practices In Environmental Education To Tackle Local Socio-Environmental Problems pt_BR
dc.type article pt_BR


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