Abstract:
Este artigo tem por objetivo apresentar uma simulação da estimativa dos
parâmetros das habilidades () de indivíduos sujeitos a um teste, utilizando o
método da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Para isso, foi feito uma análise
bayesiana, onde utilizou-se o método Monte Carlo via Cadeias de Markov (MCMC),
implementado em linguagem R de programação e utilizando o recurso do
OpenBUGS implementado nas bibliotecas R2WinBUGS e BRUGS. O desempenho
do estimador bayesiano das habilidades foi avaliado comparando as estimativas
com as habilidades reais utilizadas nas simulações dos testes. Apresenta-se
também, conceitos básicos sobre TRI, sendo este um novo método de avaliação
educacional e com aplicações em várias áreas do conhecimento.
This article presents a simulation study for the estimation of ability
measurements () of individuals subjected to a test designed according to the
methodology of Item Response Theory (IRT). We used a bayesian approach and the
Markov Chain Monte Carlo (MCMC) procedure to obtain the simulated posterior
samples via OpenBUGS. The procedure was implemented in the R language and
used the R2WinBUGS and BRUGS libraries. The performance of the Bayes
estimator for individual abilities was evaluated by comparison with the corresponding
true values which were used to simulate the test result data. The method performs
well in terms of coverage by be posterior credibility sets. Basic notions about IRT as
a new method to grade education tests, and possible other applications for the
methods are also included.