A construção de política de educação ambiental no setor empresarial: o caso de FURNAS Centrais Elétricas S. A.

Loureiro, Carlos Frederico Bernardo; Pocho, Cláudia Lopes; Racero, Maristella Altomar; Baère, Renata Cruz de

Abstract:

 
As pesquisas em educação ambiental no setor empresarial cresceram significativamente na presente década, por força de sua consolidação nos sistemas de gestão e nas práticas de responsabilidade, e também de sua obrigatoriedade nos licenciamentos. Neste artigo, apresentamos o processo de construção da Política de Educação Ambiental de Furnas, empresa de capital misto com destacada atuação no setor elétrico brasileiro. Para isso, relatamos as etapas metodológicas adotadas na produção de sua política e indicamos as premissas e diretrizes pedagógicas institucionais que visam garantir a aproximação entre ações e projetos no atendimento às exigências de Estado e às corporativas. Assim, trazemos uma experiência empresarial concreta em andamento, sem ignorar que a sua dinâmica é tensionada estruturalmente pelas contradições entre interesses públicos e privados.
 
The number of researches on Environmental Education in the business sector has increased significantly this decade due to its gradual use in management systems, corporate responsibility practices and environmental licensing. This paper introduces the construction process of the Environmental Education policies at Furnas, an outstanding mixed corporation in the electrical sector in Brazil. Firstly, we have reported the methodological steps which were taken to develop its policies. We have also pointed out the company’s pedagogical suppositions and guidelines that aim at interconnecting actions and projects to meet the State’s and the company’s requirements. Finally, we have focused on an ongoing business experience, keeping in mind that its dynamics is structurally tensioned by contradictions between public and private interests.
 
Diretrizes Pedagógicas Environmental Education in companies Environmental Education policies Environmental management Pedagogical guidelines
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos