Abstract:
As pesquisas em educação ambiental no setor empresarial cresceram
significativamente na presente década, por força de sua consolidação nos sistemas de
gestão e nas práticas de responsabilidade, e também de sua obrigatoriedade nos
licenciamentos. Neste artigo, apresentamos o processo de construção da Política de
Educação Ambiental de Furnas, empresa de capital misto com destacada atuação no
setor elétrico brasileiro. Para isso, relatamos as etapas metodológicas adotadas na
produção de sua política e indicamos as premissas e diretrizes pedagógicas
institucionais que visam garantir a aproximação entre ações e projetos no
atendimento às exigências de Estado e às corporativas. Assim, trazemos uma
experiência empresarial concreta em andamento, sem ignorar que a sua dinâmica é
tensionada estruturalmente pelas contradições entre interesses públicos e privados.
The number of researches on Environmental Education in the business sector has
increased significantly this decade due to its gradual use in management systems, corporate responsibility practices and environmental licensing. This paper
introduces the construction process of the Environmental Education policies at
Furnas, an outstanding mixed corporation in the electrical sector in Brazil. Firstly,
we have reported the methodological steps which were taken to develop its
policies. We have also pointed out the company’s pedagogical suppositions and
guidelines that aim at interconnecting actions and projects to meet the State’s and
the company’s requirements. Finally, we have focused on an ongoing business
experience, keeping in mind that its dynamics is structurally tensioned by
contradictions between public and private interests.
Diretrizes Pedagógicas
Environmental Education in companies
Environmental Education policies
Environmental management
Pedagogical guidelines