Abstract:
Este trabalho teve como objetivo investigar e avaliar o suporte bibliográfico dos
artigos de educação ambiental (EA) publicados no I, II e III ANPEDSUL. A
metodologia utilizada foi a meta-analítica, caracterizada como bibliográfica, com
análise de conteúdo. Foram analisados 35 trabalhos de EA, totalizando 560
referências bibliográficas investigadas. Constatou-se que, nos seminários da
ANPEDSUL os livros constituem o principal suporte para as pesquisas (70%); já
as referências da literatura acadêmica, constituem 20% da natureza das referências
citadas. O não uso dessa literatura nas pesquisas acaba privando a área de
contribuições, que poderia colaborar para o aumento do potencial transformador da
EA no Brasil. O artigo, ao final, recomenda uma série de ações para ser melhorada
a produção acadêmica em EA.
This paper aims at describing the investigation and the evaluation of
bibliographical reviews in the papers in Environmental Education (EE) which
were published in the 1st, 2nd and 3rd ANPEDSUL. A bibliographical metaanalysis
with content analysis was the methodology chosen for this research.
Thirty five studies of EE and 560 bibliographical references were analyzed. We
have found that books are the main research source of the studies presented in the ANPEDSUL seminars (70%) whereas references to academic literature make up
20% of the cited sources. Since this number is so low, the area of EE ends up
getting little contribution from these sources; otherwise, it could help to increase
the transforming potential EE has in Brazil. Finally, the paper recommends several
actions which aim at improving the academic production in EE.