Abstract:
O artigo apresenta pesquisa documental sobre os títulos e palavras-chave presentes
nos trabalhos de Educação Ambiental (EA) do EPEA-PR, nas edições de 2006 e
2007. Foram analisados 160 trabalhos completos. Os títulos foram classificados
quanto à: clareza, concisão, concretude e criatividade; no que se refere às palavraschave,
verificou-se a coerência com a temática e o uso de vocabulário controlado.
Para análise dos títulos e palavras-chave, utilizou-se a meta-análise com a análise
de conteúdo, revelando que muitos dos trabalhos contêm títulos e palavras-chave
incoerentes, que podem dificultar o processo de pesquisa e divulgação científica,
assim como sua indexação. Quanto a sua temática, nota-se a superioridade de
temas ecológicos e naturais nas pesquisas. Ao final do artigo, efetuaram-se
propostas visando contribuir para a área de EA em eventos regionais.
This paper presents the research on titles and key words found in 160 studies that
were presented in Environmental Education (EE) at the EPEA-PR seminars in
2006 and 2007. The titles were classified according to their clarity, conciseness,
concreteness and creativity. The key words were checked for their coherence and
the use of controlled vocabulary. The meta-analysis with content analysis revealed
that several papers have incoherent titles and keywords; this fact may make the research process difficult, as well as their publication and indexing. Regarding the
themes of the papers, most address ecological and natural issues. Finally, this
paper presents proposals which aim at contributing to the field of EE in regional
events.