dc.contributor.author |
Lucchesi, Martha Abrahão Saad |
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dc.contributor.author |
Malanga, Eliana Branco |
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dc.date.accessioned |
2018-07-06T22:07:55Z |
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dc.date.available |
2018-07-06T22:07:55Z |
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dc.date.issued |
2011 |
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dc.identifier.citation |
LUCCHESI, Martha Abrahão Saad; MALANGA, Eliana Branco. Pós-disciplinaridade e pesquisa ambiental na universidade brasileira: a Amazônia. Ambiente & Educação, v. 16, n. 2, p. 11-26, 2011. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/190 > Acesso em: 11 Dez. 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2238-5533 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/7680 |
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dc.description.abstract |
A universidade brasileira, consciente da responsabilidade de preservação ambiental
da Amazônia, vem fazendo esforços de incremento da pesquisa interdisciplinar.
Estudar esse processo é o objetivo do presente trabalho, constituindo-se em objeto de
estudo as circunstâncias propícias ao desenvolvimento da pesquisa interdisciplinar e
transdisciplinar (que as autoras denominam de pós-disciplinaridade) neste começo de
século, em razão das necessidades de preservação do meio ambiente. O método de
abordagem a ser utilizado é o dedutivo, que estabelece o estudo de um fenômeno
particular à luz de teorias já estabelecidas. Para a coleta de dados, foram utilizadas a
pesquisa bibliográfica, incluindo as notícias na mídia e nas publicações de órgãos
oficiais e a pesquisa documental. Conclui-se que a complexidade dos problemas
contemporâneos não permite uma visão fragmentada da realidade. A
transdisciplinaridade configura-se, portanto, como o caminho mais adequado para seu
estudo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The Brazilian university, aware of the responsibility toward the environmental
preservation of the Amazon region, has been making efforts to foster
interdisciplinary research. The objective of this paper is to report the study of this
process; the object of study comprises proper circumstances for the development
of interdisciplinary and transdisciplinary research (which the authors call postdisciplinarity)
at the beginning of this century, since the need to protect theenvironment has been growing. A deductive method has been employed to
approach the issue: it means that a particular phenomenon is studied in the light of
existing theories. Data collection included bibliographical research, such as news
from the media and publications from official organizations, as well as document
research. The conclusion was that the complexity of contemporary problems does
not enable a fragmented view of reality. Therefore, transdisciplinarity is the most
adequate way to study it. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
EDGRAF |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject |
Transdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject |
University |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinarity |
pt_BR |
dc.subject |
Transdisciplinarity |
pt_BR |
dc.title |
Pós-disciplinaridade e pesquisa ambiental na universidade brasileira: a Amazônia |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Post-Disciplinarity And Environmental Research In The Brazilian University: The Amazon Region |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |