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dc.contributor.author Lucchesi, Martha Abrahão Saad
dc.contributor.author Malanga, Eliana Branco
dc.date.accessioned 2018-07-06T22:07:55Z
dc.date.available 2018-07-06T22:07:55Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation LUCCHESI, Martha Abrahão Saad; MALANGA, Eliana Branco. Pós-disciplinaridade e pesquisa ambiental na universidade brasileira: a Amazônia. Ambiente & Educação, v. 16, n. 2, p. 11-26, 2011. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/190 > Acesso em: 11 Dez. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 2238-5533
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/7680
dc.description.abstract A universidade brasileira, consciente da responsabilidade de preservação ambiental da Amazônia, vem fazendo esforços de incremento da pesquisa interdisciplinar. Estudar esse processo é o objetivo do presente trabalho, constituindo-se em objeto de estudo as circunstâncias propícias ao desenvolvimento da pesquisa interdisciplinar e transdisciplinar (que as autoras denominam de pós-disciplinaridade) neste começo de século, em razão das necessidades de preservação do meio ambiente. O método de abordagem a ser utilizado é o dedutivo, que estabelece o estudo de um fenômeno particular à luz de teorias já estabelecidas. Para a coleta de dados, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, incluindo as notícias na mídia e nas publicações de órgãos oficiais e a pesquisa documental. Conclui-se que a complexidade dos problemas contemporâneos não permite uma visão fragmentada da realidade. A transdisciplinaridade configura-se, portanto, como o caminho mais adequado para seu estudo. pt_BR
dc.description.abstract The Brazilian university, aware of the responsibility toward the environmental preservation of the Amazon region, has been making efforts to foster interdisciplinary research. The objective of this paper is to report the study of this process; the object of study comprises proper circumstances for the development of interdisciplinary and transdisciplinary research (which the authors call postdisciplinarity) at the beginning of this century, since the need to protect theenvironment has been growing. A deductive method has been employed to approach the issue: it means that a particular phenomenon is studied in the light of existing theories. Data collection included bibliographical research, such as news from the media and publications from official organizations, as well as document research. The conclusion was that the complexity of contemporary problems does not enable a fragmented view of reality. Therefore, transdisciplinarity is the most adequate way to study it. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher EDGRAF pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Universidade pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Transdisciplinaridade pt_BR
dc.subject University pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity pt_BR
dc.subject Transdisciplinarity pt_BR
dc.title Pós-disciplinaridade e pesquisa ambiental na universidade brasileira: a Amazônia pt_BR
dc.title.alternative Post-Disciplinarity And Environmental Research In The Brazilian University: The Amazon Region pt_BR
dc.type article pt_BR


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