Abstract:
O presente estudo visa testar a hipótese de que características regionais ou portuárias possam
influenciar o repasse da taxa de câmbio sobre os preços de exportação e importação. Para isso, utiliza-
se uma amostra contendo preços de exportação e importação nos portos de Rio Grande, Paranaguá e
Itajaí, de 2002 a 2015. Assim, estima-se um vetor autorregressivo (VAR) e um vetor autorregressivo
com correção de erros (VECm), cujos resultados apontam que há heterogeneidade nos coeficientes
de Exchange rate pass-through (ERPT) sobre os preços de exportação, sendo que, para o porto de
Rio Grande encontrou-se um ERPT completo (1,07), o que significa que as variações cambiais são
repassadas integralmente sobre os preços de exportação, ao invés de absorvidas na margem de lucro
das empresas, como no caso dos portos de Paranaguá e Itajaí onde encontrou-se um ERPT
incompleto, com coeficientes 0,64 e 0,32 respectivamente. Os preços de importação também
apresentaram heterogeneidade em relação ao repasse cambial, de forma que o porto de Itajaí
apresentou um coeficiente de 0,098 e os portos de Paranaguá e Rio Grande 0,36 e 0,32
respectivamente.
The present study aims to test the hypothesis of regional or Ports characteristics influencing the
passing on exchange rates on export and import prices. For this, a sample of export and import prices
should be used in the ports of Rio Grande, Paranaguá and Itajaí, from 2002 to 2015. Thus, an
autoregressive vector (VAR) and a vector with error correction (VECm) are estimated. The exchange
rate pass-through (ERPT) on export prices for the port of Rio Grande found a complete ERPT (1.07),
which means that the exchange rate variations are transferred entirely on export prices, instead of
being absorbed in the profit margin of the companies, as in the case of the ports of Paranaguá and
Itajaí where an incomplete ERPT was found, with coefficients 0,64 and 0.32 respectively. Import
prices also showed heterogeneity in relation to the exchange rate pass-through, so that the port of
Itajaí presented a coefficient of 0.098 and the ports of Paranaguá and Rio Grande 0,36 and 0,32
respectively.