Abstract:
O foco deste trabalho é mostrar a importância da pesquisa-ação, no contexto de
ensino-aprendizagem, associada à construção de conhecimentos que envolvem
o estudo dos invertebrados e sua conservação, no contexto de uma Unidade de
Conservação da Natureza (UCN) costeira. Ações de sensibilização ambiental
em campo, voltadas ao objetivo de desenvolver o sentimento de pertencimento
dos atores envolvidos na pesquisa, foram enfatizadas neste estudo. A
investigação foi direcionada a alunos da Escola Municipal Sérgio Oliveira de
Aguiar (EMSOA), localizada no distrito de Jenipabu, interior da Área de
Proteção Ambiental Jenipabu (APAJ), no Rio Grande do Norte. A escola
contempla o Ensino Fundamental I e Fundamental II, no entanto a pesquisa foi
desenvolvida somente com os alunos do Ensino Fundamental II. O intuito foi
diagnosticar o contexto e promover ações de sensibilização para tornar esses
alunos agentes multiplicadores da importância daquela Unidade de
Conservação. Após as coletas de dados iniciais de campo, concluiu-se a
pesquisa com uma atividade de síntese aplicada aos alunos, que envolveu a
construção do conhecimento apreendido no decorrer do processo investigativo.
A análise das respostas dadas aos questionários e das produções escritas
mostrou que houve qualidade no que respeita à motivação em prol da APAJ e,
além disso, evidenciou-se uma cooperação com profissionais vinculados àquela
Unidade de Conservação da Natureza.
The focus of this study was to show the importance of action research in the
context of teaching and learning associated with the construction of
knowledge, which includes the study of invertebrates and their preservation,
contextualized as a coastal Nature Preservation Unit (NPU). Actions which
aimed at environmental awareness raising in situ and the development of the
sense of belonging of the actors involved in the research were emphasized.
This study was carried out with students from the City School Sérgio Oliveira
de Aguiar (EMSOA), located in the Jenipabu Environmental Protection Area
(APAJ), in Jenipabu, Rio Grande do Norte, Brazil, in order to diagnose and
promote awareness raising so that they can spread the importance of this
Preservation Unit. This research was conducted with Elementary School
students, even though older students also attend classes in that school. After
the data collection in situ, the research was concluded with a synthetical
activity which was applied to the students so that they could show the
knowledge they had constructed during the process. The analyses of the
answers given to written questionnaires and of other writings not only
showed that the students were highly motivated towards the APAJ but also
brought evidence related to the cooperation among professionals who work in
the NPU