Abstract:
Este trabalho analisa o envolvimento das equipes organizacionais no
mapeamento de processos de uma secretaria de educação à distância, de uma
universidade federal brasileira, buscando compreender como aconteceu esse
envolvimento. Quanto a classificação metodológica, a pesquisa caracteriza-se como
aplicada, qualitativa e foi conduzida por meio de um estudo de caso, tendo
entrevistas como instrumento de coleta de dados. A análise dos dados coletados
permitiu examinar como aconteceu o mapeamento de processos; a integração entre
pessoas e os processos; e a eficiência no desenvolvimento das atividades. Foi
possível constatar que a participação da equipe de colaboradores foi de extrema
importância, tornando possível a efetividade do mapeamento de processos na
secretaria de educação à distância.
This paper analyzes the involvement of organizational teams in the
mapping of processes of a secretariat of distance education from a federal university
brasileira, seeking to understand how this involvement occurred. As for the
methodological classification, the research is characterized as applied, qualitative
and was conducted through a case study, having interviews as a data collection
instrument. The analysis of the collected data allowed to examine how the process
mapping happened; integration between people and processes; and efficiency in the
development of activities. It was possible to verify that the participation of the team of
collaborators was of extreme importance, making possible the effectiveness of the
mapping of processes in the secretariat of distance education.