Abstract:
A Educação Ambiental é uma temática que interfere diretamente em nossas vidas e
discuti-la possibilita reflexões e discussões para que este saber contribua com a mudança de
comportamento dos indivíduos em sua relação com o Meio Ambiente. Este estudo exibe uma
discussão sobre a aplicação de uma Sequência Didática sobre a Pegada Ecológica do Lixo na
promoção da Educação Ambiental, buscando identificar e analisar o desenvolvimento do senso
crítico de estudantes de uma turma de 6o ano do Ensino Fundamental de Curitiba-PR. Observou-se
na aplicação da Sequência Didática uma interação e inter-relação de aprendizagem conduzida para
aproximar a teoria à prática, manifestando o pensamento crítico dos alunos, visto que o
desenvolvimento de ações integradas e participativas potencializa as discussões que emergem das
relações entre os seres humanos, a sociedade e a natureza.
Environmental Education is a subject that interferes directly in our daily. It makes
possible the reflections and discussions so that this knowledge contributes to the change in the
behavior of individuals in their relationship with the Environment. This study presents a discussion
about the application of a Didactic Sequence on the Garbage Ecological Footprint to promote of
Environmental Education. We aimed to identify and analyze the development of the critical sense
of a 6th grade elementary students class in Curitiba-PR. It was observed in the application of the
Didactic Sequence an interaction and inter-relation of learning conducted to approach the theory to
the practice, manifesting the critical thinking of the students. We observed that since the
development of integrated and participative actions improves the discussions that emerge from the
relationships between beings human, society and nature.
La Educación Ambiental es una temática que interfiere directamente en nuestras vidas y
discutirla posibilita las reflexiones que permiten que este saber contribuya con el cambio de
comportamiento de los individuos en su relación con el Medio Ambiente. Este estudio muestra una
discusión sobre la aplicación de una secuencia didáctica sobre la huella ecológica de la basura en la
promoción de La Educación Ambiental buscando identificar y analizar el desarrollo del sentido
crítico de una clase estudiantes del 6o año de la Enseñanza Fundamental de Curitiba-PR. Se
observó en la aplicación de la Secuencia Didáctica una interacción e interrelación de aprendizaje
conducida para aproximar la teoría y la práctica, manifestando el pensamiento crítico de los
alumnos, ya que el desarrollo de acciones integradas y participativas potencia las discusiones que
emergen de las relaciones entre los seres humanos, la sociedad y la naturaleza.