Abstract:
A confusão de interpretações sobre os termos desenvolvimento sustentável (DS),
sustentabilidade, educação ambiental (EA) e educação para o desenvolvimento sustentável (EDS)
pode resultar em uma divergência entre projetos e propostas. Essa divergência é refletida nas
Instituições de Ensino Superior, em currículo, ementas e práticas de ensino. Este trabalho se propõe
a trazer discussões sobre: desenvolvimento sustentável e sustentabilidade; desenvolvimento
sustentável e governança; e desenvolvimento sustentável e educação; assim como reflexões para o
ensino de graduação. Portanto, visa mostrar como o entendimento e ações em concordância os
temas discutidos podem funcionar como um fomento para inovações e avanços para o ensino
superior. Por exemplo, a sugestão de criação de um modelo de classificação de ementas que possa
analisar o tipo de temática ambiental que aquele conteúdo oferece.
La confusión de interpretaciones sobre los términos desarrollo sostenible, sostenibilidad,
educación ambiental y educación para el desarrollo sostenible puede resultar en una divergencia
entre proyectos y propuestas. Esta divergencia se refleja en las Instituciones de Enseñanza
Superior, en currículos y prácticas de enseñanza. Este trabajo se propone a traer discusiones sobre:
desarrollo sostenible y sostenibilidad; desarrollo sostenible y gobernanza; y el desarrollo sostenible
y la educación; así como reflexiones para la enseñanza de graduación. Por lo tanto, pretende
mostrar cómo el entendimiento y acciones en concordancia con los temas discutidos pueden funcionar como un fomento para innovaciones y avances para la enseñanza superior. Por ejemplo,
la sugerencia de crear un modelo de clasificación de plan de estudios que pueda analizar el tipo de
temática ambiental que el contenido ofrece.
The misinterpretation of the terms sustainable development (SD), sustainability,
environmental education (EE) and education for sustainable development (ESD) can result in a
divergence between projects and proposals. This divergence and reflection in Higher Education
Institutions, in curriculum, events and teaching practices. This paper proposes to bring discussions
about: sustainable development and sustainability; sustainable development and governance; and
sustainable development and education; as well as reflections for undergraduate education.
Therefore, it aims to show how the understanding and actions, in concordance the themes
discussed, can work as a promoter for innovations and advances for higher education. For example,
the suggestion to create a menu classification model that can analyze the type of environmental
theme that content offers.