dc.contributor.author |
Santos, Saionara Figueiredo |
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dc.contributor.author |
Bubniak, Fabiana Paula |
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dc.contributor.author |
Velloso, Bruno Panerai |
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dc.date.accessioned |
2018-11-22T04:34:49Z |
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dc.date.available |
2018-11-22T04:34:49Z |
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dc.date.issued |
2018 |
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dc.identifier.citation |
SANTOS, Saionara Figueiredo; BUBNIAK, Fabiana Paula; VELLOSO, Bruno Panerai. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 35, n. 1 p. 76-91, jan /abr. 2018. Online. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7367>. Acesso em: 25 jun. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1517-1256 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/7805 |
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dc.description.abstract |
Este artigo é reflexo do aprofundamento do estudo apresentado no VII Encontro e
Diálogos com a Educação Ambiental. Neste pretendemos destrinchar as representações sociais de
sujeitos surdos, presentes no filme A Gangue (2014).. A partir do projeto de extensão intitulado
“Cineclube Surdo”, executado junto aos servidores e alunos do Instituto Federal de Santa Catarina,
campus Palhoça Bilíngue (o qual atende surdos em sua prioridade), tínhamos como objetivo
principal apresentar à comunidade produções cinematográficas realizadas por sujeitos surdos ou
que representem a cultura dessa minoria linguística. No caso do filme A Gangue, este estava entre
estas produções o filme escolhido para ser objeto de análise deste estudo. Assistiram este filme
alunos surdos e ouvintes e servidores do campus, além de membros das associações de surdos
catarinense. Após assistirem o filme, foi realizado um debate orientado por questões acerca da
representação dada ao surdo, a estética dada a esta temática e a linguagem utilizada. A discussão
foi estimulada, focada na representação surdo como criador no campo da arte e da importância do
ensino de técnicas audiovisuais que podem dar voz a esse público na cultura popular. Neste estudo,
buscamos articular as falas coletadas destas discussões com as abordagens teóricas da Educação
Ambiental, evidenciando novas perspectivas de articulação e o seu caráter transcendental. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This article reflects the deepening of the study presented at the VII Meeting and
Dialogues with Environmental Education. In this we intend to unravel the social representations of
deaf subjects, present in the film The gang. From the extension project "Cineclube Surdo",
executed with the servers and students of the Federal Institute of Santa Catarina, campus Palhoça
Bilingual (which attends deaf in its priority), we had as main objective to present to the community
cinematographic productions made by subjects deaf or representing the culture of this linguistic
minority. In the case of the film The gang, this was between these productions the film chosen to be
object of analysis of this study. This film was watched by deaf students and listeners and servers of
the campus, as well as members of associations of the deaf from Santa Catarina. After watching the
film, a debate was conducted, guided by questions about the representation given to the deaf, the
aesthetics given to this theme and the language used. The discussion was stimulated, focused on
deaf representation as a creator in the field of art and the importance of teaching audiovisual
techniques that can give voice to this public in popular culture. In this study, we sought to articulate
the statements collected from these discussions with the theoretical approaches of Environmental
Education, evidencing new perspectives of articulation and its transcendental character. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Editora da Furg |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema |
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dc.subject |
Surdo |
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dc.subject |
Cultura surda |
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dc.subject |
Educação ambiental |
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dc.subject |
Deaf |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf culture |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.title |
Representações sociais e educação ambiental: surdos no filme A gangue |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Social representations and environmental education: deaf on the film The tribe |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7367 |
pt_BR |