dc.contributor.author |
Silva, Susiele Machry da |
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dc.contributor.author |
Brisolara, Luciene Bassols |
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dc.date.accessioned |
2019-09-26T16:24:12Z |
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dc.date.available |
2019-09-26T16:24:12Z |
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dc.date.issued |
2018 |
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dc.identifier.citation |
SILVA, Susiele Machry da; BRISOLARA, Luciane Bassols. Ensino do português para falantes de outras línguas: análise das transferências dos padrões da LM na escrita. Matraga - Estudos Linguísticos e Literários, Rio de Janeiro, jan-abr. 2018. Disponível em:https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/article/view/32419. Acesso em: 26 set. 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2446-6905 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8022 |
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dc.description.abstract |
Este estudo versa sobre a aquisição do português brasileiro por falantes de outras línguas, mais precisamente no que se refere à escrita. A proposta foi investigar como esses falantes desenvolvem o sistema escrito na língua não nativa, observando possíveis influências dos padrões de suas línguas nativas, mais precisamente no que se refere aos aspectos fonético-fonológicos e morfossintáticos. O estudo foi desenvolvido a partir de uma amostra de produções escritas coletadas com imigrantes, sendo estes domiciliados nas cidades de Rio Grande – RS e Pato Branco – PR. Ao todo foram incluídos na amostra 17 informantes, sendo sete falantes nativos do crioulo haitiano e 10 falantes nativos do espanhol. A análise revelou que, com relação aos aspectos fonético/fonológicos, tanto os haitianos quanto os hispânicos apresentam na produção escrita alterações relativas ao fonema e ao acento e, considerando os aspectos morfossintáticos, as alterações evidenciadas dizem respeito à concordância nominal e verbal, regência preposicional, bem como questões de mudança de gênero gramatical. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Aquisição de língua |
pt_BR |
dc.subject |
Imigrante |
pt_BR |
dc.subject |
Aspecto fônico |
pt_BR |
dc.subject |
Aspecto morfossintático |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.title |
Ensino do português para falantes de outras línguas: análise das transferências dos padrões da LM na escrita |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2018.32419 |
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