dc.contributor.advisor |
Giesta, Nagila Caporlingua |
|
dc.contributor.author |
Valle, Leila Mara Barbosa Costa |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-23T14:38:59Z |
|
dc.date.available |
2020-01-23T14:38:59Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.citation |
VALLE, Leila Mara Barbosa Costa. Educação ambiental e ensino jurídico : concepções e práticas docentes na constituição do perfil do egresso. 2010. Tese (Doutorado em Educação ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande do Sul, 2010. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8157 |
|
dc.description.abstract |
A presente pesquisa, Educação Ambiental e Ensino Jurídico: concepções e práticas docentes na constituição do perfil do egresso tratou dessas práticas na perspectiva da formação docente e das relações com a Educação Ambiental, no Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, objetivando verificar a possibilidade de a Educação Ambiental oferecer bases para a formação do estudante, na busca do perfil de egresso explicitado no Projeto Pedagógico. Com esse propósito, foi definido o problema de pesquisa: como a Educação Ambiental se evidencia na formação docente e nas práticas pedagógicas instituídas pelos professores do curso de Direito da FURG na busca da constituição do perfil do egresso. A opção pelo objeto de pesquisa justifica-se pela influência significativa que a atuação dos bacharéis em Direito tem nos rumos da sociedade, e a contribuição que a Educação Ambiental poderá trazer à formação dos profissionais dessa área por estimular a reflexão crítica na busca de sociedades justas e ambientalmente equilibradas, favorecendo a formação necessária à nova atuação sócio-jurídica e política, do jurista contemporâneo. E tais fatos exigem refletir e investigar sobre a formação dos egressos e dos diretamente responsáveis por efetivá-la: os professores. A investigação se desenvolveu na linha qualitativa, mais especificamente pela abordagem metodológica do estudo de caso, utilizando análise documental, questionários e entrevistas para focalizar a legislação vigente, o Projeto Pedagógico do Curso e os depoimentos dos professores. Considerando a proposta do Curso, que traz como base fundamentos que se aproximam da perspectiva da Educação Ambiental, embora não explicitamente, o estudo apontou que a evidência da Educação Ambiental na formação docente e nas práticas pedagógicas instituídas pelos professores ainda é tênue, tácita, presente predominantemente na aspiração dos docentes no sentido de que venha a se concretizar. Sinaliza, também, para a necessidade de uma formação pedagógica continuada, na busca de uma prática voltada para a constituição do perfil profissional desejado: um operador do Direito que, além do conhecimento teórico e técnico da área, seja comprometido e preparado para assumir o papel de agente constitutivo, pautado em valores éticos, sociais e humanísticos, capaz de interferir de forma transformadora na sociedade. Tal propósito, na expressão dos participantes da pesquisa, pode ser favorecido por uma formação pedagógica que inclua conhecimentos acerca de Educação Ambiental, considerando-a na sua característica eminentemente interdisciplinar e crítico-reflexiva. E, para tanto, mostra-se importante a constituição de coletivos que enriqueçam essas discussões e o trabalho conjunto, na Instituição e na comunidade, em âmbitos diversificados. Com esta conclusão não se reduz a influência da experiência pessoal docente e discente, tampouco as políticas institucionais, que, somadas à ação pedagógica do professor, contribuem na construção do perfil de egresso traçado no Projeto Pedagógico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present study – Environmental Education and Legal Teaching: educational concepts and practices in the alumnus profile formation – focused on these practices from a teacher education viewpoint and its relations with Environmental Education at the Law Course of the Federal University of Rio Grande, aiming to check whether Environmental Education can offer the basis for student formation in search of an alumnus profile, as explained in the Pedagogical Project. For this purpose, the research problem was defined as The Relevance of Environmental Education to teacher development and pedagogical practices developed by Law Course professors from FURG in search of an alumnus profile formation. The choice of the research object is justified by the relevance of the work of Law professionals to the direction of society and the contribution that Environmental Education can give towards professional development in this area by stimulating critical reflection seeking a fairer and environmentally balanced society, and favoring and educational stand that is required by the new socio-legal and political performance of the present-day jurist. Such fact calls for a reflection and investigation not only of alumnus formation but also of those directly in charge of making it possible: professors. A qualitative investigation, more specifically from a case study methodological approach through documental analysis, questionnaire and interviews that focused on current legislation, the Pedagogical Project of the Course and professor testimonials was developed. Considering the Course proposal based on fundamentals connected to Environmental Education, though not explicit, this study showed that the evidence of Environmental Education in teacher development and pedagogical practices is still tenuous and tacit, occurring mostly as an educational aspiration in a ‘will-be’ sense. It also signals the need for a continued pedagogical development in search of a practice that is geared to reaching the desired professional profile: A Law operator who, besides having theoretical and technical expertise in the area, is committed and ready to play a constituent agent role based on ethical, social and humanistic values who is able to interfere transformingly in society. Such goal, as expressed by research participants, is favored by a pedagogical development that includes knowledge of Environmental Education seen from its eminently interdisciplinary and critical-reflexive characteristics. For such, the creation of collectives that will contribute to these discussions, as well as joint work at Institutional and community levels from various viewpoints, is important. This conclusion does not decrease the influence of professors’ or students’ personal experiences, nor that of institutional policies which, on being added to the educator’s pedagogical performance, can contribute to the desired alumnus profile establishment in the Pedagogical Project. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Jurídico |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto Pedagógico |
pt_BR |
dc.subject |
Formação e prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Formação do estudante |
pt_BR |
dc.subject |
Perfil do egresso |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Legal Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical project |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher development and practice |
pt_BR |
dc.subject |
Student development |
pt_BR |
dc.subject |
Alumnus profile |
pt_BR |
dc.title |
Educação ambiental e ensino jurídico : concepções e práticas docentes na constituição do perfil do egresso |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |