dc.contributor.advisor |
Loureiro, Carlos Frederico Bernardo |
|
dc.contributor.author |
Franco, Jussara Botelho |
|
dc.date.accessioned |
2020-03-03T18:11:03Z |
|
dc.date.available |
2020-03-03T18:11:03Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.identifier.citation |
FRANCO, Jussara Botelho. Mediados caminhos da educação popular ambiental: prática social como prática pedagógica em educação não-formal. 2012. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8378 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho investigativo se constitui em um estudo de caso pautado na
análise de conteúdo, resultante do que/fazer de pesquisa realizado em uma
perspectiva materialista junto ao coletivo de trabalhadores que compõe a
Associação de Moradores do Bairro Castelo Branco II, localizado na cidade do Rio
Grande,/RS no período de 2009/2010. O contato com a prática social do coletivo de
trabalhadores permitiu construir argumentos para defender que as ações que
desenvolvem nos processos sociais da realidade vivida configuram-se como práxis
político-pedagógica constituída na relação de seus saberes originários que em
confronto com o saber acadêmico produzem uma prática pedagógica em educação
popular ambiental nos espaços educativos não-formais, que contribui para superar a
contradição opressor/oprimido além do entendimento da resultante de suas ações
cotidianas como o conhecimento necessário que socialmente produzem para sua
classe. A utilização da abordagem sócio-histórica e da perspectiva participante
possibilitou a apreensão do movimento da sua ação nas relações sociais e nas
atividades cotidianas. Os dados apontam que o coletivo de trabalhadores, entendido
pelas suas ações como um movimento social popular classista esbarra na questão
da participação individual como limitante ao exercício do controle socioambiental,
apesar de sua ação coletiva direcionada à luta pautar-se para além das suas
necessidades necessárias. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research work constitutes a case study based on analysis of content, resulting
from the social practice research conducted in a materialistic perspective with the
collective of workers who belong to the Associação de Moradores do Bairro Castelo
Branco II, located in Rio Grande/RS in period 2009/2010. The contact with the social
practice of collective of workers allowed to construct arguments to defend the actions
desenvolved from the social processes of lived reality with are characterized as
political and pedagogical praxis constituted in relation to their popular knowledge in
confrontation with the academic knowledge producing a pedagogical practice in
popular education in environmental in the spaces non-formal spaces. These
practices helps to overcome the contradiction oppressor/oppressed futher than the
understanding of the result of their daily actions, like the essential knowledge
collectively produceded for their own class. The use of socio-historical approach and
the participants research made the apprehension of movement and it´s actions in the
social relations and daily activities. The data indicate that the collective of workers,
understood by his actions as a popular social movement class touches on the issue
of individual participation as limiting the exercise of socio-environmental control,
despite their collective action aimed at combating guided beyond their necessary
needs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação popular ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Prática social |
pt_BR |
dc.subject |
Luta |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental popular education |
pt_BR |
dc.subject |
Social practice |
pt_BR |
dc.subject |
Fight |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practice |
pt_BR |
dc.title |
Mediados caminhos da educação popular ambiental: prática social como prática pedagógica em educação não-formal. |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |