dc.contributor.advisor |
Barwaldt, Regina |
|
dc.contributor.author |
Leite, Raquel Machado |
|
dc.date.accessioned |
2020-03-26T22:02:51Z |
|
dc.date.available |
2020-03-26T22:02:51Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.citation |
LEITE, Raquel Machado. Framework conceitual para a construção de interfaces persuasivas educacionais : estratégia computacional no modelo inovador de ensino. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) – Centro de Ciências Computacionais, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8453 |
|
dc.description.abstract |
A dinâmica de metamorfose de um agrupamento social analógico para o digital levou os profissionais da educação a muitas indagações sobre qual a melhor forma do sistema educacional avançar e acompanhar esse processo. Nesse percurso surgiu o modelo inovador de ensino, com uma prática orientada ao universo discente, apoiado por infraestruturas do tipo pedagógica, física e tecnológica. Os propósitos do método contemporâneo são o desenvolvimento do protagonismo, do trabalho colaborativo e da autonomia, por meio da personalização do processo instrutivo, concebendo, assim, um aluno apto para as competências da sociedade do século XXI. Este trabalho apresenta um framework conceitual como estratégia computacional para a construção de interfaces persuasivas educacionais. Utiliza elementos da computação e da psicologia, que baseados em estratégias emotivas de interface, induzem o usuário a consumir determinado conteúdo involuntariamente. Baseia-se na pesquisa exploratória e descritiva. O ambiente virtual de aprendizagem Moodle, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foi utilizado para validação do framework conceitual desenvolvido, através da análise de sua interface de acordo com as recomendações de persuasão. Após a análise foi construído um protótipo do Moodle FURG persuasivo, no qual alguns usuários da plataforma interagiram e elencaram suas impressões. A solução apresentada denota que a interação explorada a partir das técnicas de indução, de acordo com as habilidades, necessidades e interesses pode transformar a realidade educacional, tornando a vida estudantil mais atrativa e aplicável. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The dynamics of metamorphosis from an analogical to digital social grouping led education professionals to many inquiries about how the best way for the education system to move forward and follow that process. In this course the innovative model of teaching emerged, with a practice oriented to the student universe, supported by infrastructures of the pedagogical, physical and technological type. The purposes of the contemporary method are the development of protagonism, collaborative work and autonomy, through the customization of the instructional process, thus conceiving a student fit for the competencies of XXI century society. This work presents a conceptual framework as a computational strategy for the construction of persuasive educational interfaces. It uses elements of computation and psychology, which based on emotive interface strategies, induce the user to consume certain content involuntarily. It is based on exploratory and descriptive research. The Moodle virtual learning environment of the Federal University of Rio Grande (FURG) was used to validate the conceptual framework developed, through the analysis of its interface according to the recommendations of persuasion. After the analysis was built a prototype Moodle FURG persuasive, in which some users of the platform interacted and listed their impressions. The presented solution shows that the interaction explored from the techniques of induction, according to the abilities, needs and interests can transform the educational reality, making student life more attractive and applicable. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Modelo inovador de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino inovador |
pt_BR |
dc.subject |
Interfaces persuasivas |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias computacionais educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Innovative teaching model |
pt_BR |
dc.subject |
Innovative teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Persuasive interfaces |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching strategies |
pt_BR |
dc.subject |
Educational computational strategies |
pt_BR |
dc.title |
Framework conceitual para a construção de interfaces persuasivas educacionais : estratégia computacional no modelo inovador de ensino |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conceptual framework for the construction of educational persuasive interfaces : computational strategy in the innovative teaching model |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |