Abstract:
Esta Tese resultou de uma investigação que tem ancoragens na orientação teórico-metodológica de abordagem qualitativa de pesquisa, mais especificamente biográfica. Buscou reconstruir fragmentos da História de Vida e Trajetórias Sociais de Dante Ramón Ledesma, músico compositor e sociólogo argentino. A pesquisadora teve como propósito investigar se Dante Ledesma assume o ideário de um Sujeito Ecológico e se seu repertório pode ser objeto de análise enquanto artefato cultural podendo vir a tornar-se uma ferramenta pedagógica em estudos interdisciplinares para atuação dos professores que objetivam uma ação pedagógica ancorada na educação ambiental e na pedagogia crítica. Para isto, o estudo foi elaborado com aportes nos fundamentos da educação ambiental e nos procedimentos metodológicos da etnomusicologia com entrevistas abertas e a partir das análises das canções do músico. Das análises da História de Vida e das canções a partir dos pontos de escuta destes artefatos culturais, emergiram dois corpora textuais, que foram organizados e categorizados pela análise de conteúdo. Por final concluiu-se que Dante se configura como um Sujeito Ecológico e que seu repertório pode ser objeto de análise tornando-se um instrumento pedagógico em estudos interdisciplinares para atuação de professores pela perspectiva socioambiental.
This PhD thesis is the result of an investigation that has anchors on the theoretical and methodological guidance of qualitative research, specifically biographical. It aimed to reconstruct fragments of the Life History and Social Trajectories of Dante Ramón Ledesma, an Argentine composer musician and sociologist. The teachers purpose was investigate if Dante Ledesma takes the ideas of a Ecological Person and if his repertoire can be the subject of analysis as a cultural artifact and may eventually become a pedagogical tool in interdisciplinary studies for teachersacts that seeks a pedagogical action based on environmental education and critical pedagogy. For this, the study was prepared with contributions in the fundamentals of environmental education and methodological procedures of ethnomusicology with open interviews and from the analysis of the musician's songs. The analysis of the Life History and songs from the listening point of these cultural artifacts, emerged two text corpora, which were organized and categorized by content analysis. By the end it has been concluded that Dante is configured as an Ecological Person and his repertoire can be an object of analysis, becoming a teaching tool in interdisciplinary studies for acting teachers in a social and environmental perspective.