Abstract:
A presente dissertação tem por objetivo identificar as percepções ambientais dos jovens participantes da Política Pública Jovem Aprendiz, realizada em uma escola técnica no Sul do país. Buscou-se compreender as interações destes jovens no lugar em que se inserem, seja no que se refere à participação no Programa Jovem Aprendiz ou aos processos históricos, políticos, econômicos, sociais e culturais vividos nas comunidades em que habitam. Partimos do principio que o lugar é um contexto de vida complexo e sistêmico. É através da percepção sobre o lugar que se torna compreensíveis vivências, experiências, relações e aprendizagens construídas pelo sujeito no e com o contexto. A coleta de dados foi realizada através de grupo focal e do registro reflexivo a respeito do lugar, para a análise dos dados foram seguidos os passos da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Os resultados apontaram percepções sobre os significados, sentimentos e experiências na relação com os outros sujeitos e com os contextos de vida. Os significados atribuídos revelaram um olhar crítico sobre o lugar vivido e o pensado, os fatores de risco e de proteção social, o sentimento de pertencimento e o reconhecimento da importância do lugar para a constituição do sujeito. Os relatos dos jovens demonstram um olhar ecológico sobre os lugares em que se inserem e a possibilidade de uma formação ambiental que considere a leitura de mundo desses sujeitos.
The objective of this dissertation is to identify the environmental perceptions of young people participating in the Youth Apprenticeship Public Policy implemented in a technical school in the south of Brazil. It sought to understand the interactions of these young people in the place in which they are inserted insofar as their participation in the Youth Apprenticeship Program or the historical, political, social and cultural processes experienced in the communities where they live. Our starting point is the principle that place is a complex and systemic life context. It is through the perception of place that the experiences, relationships and learning built by an individual in and with the context become understandable. The data collection was done through the focus group and reflective record in regards to place. For the data analysis, the steps from Grounded Theory were followed. The results manifested perceptions on meanings, feelings and experiences in the relationship with other individuals and life contexts. The assigned meanings revealed a critical outlook on the place that is lived and thought, risk factors and social protection, feeling of belonging and recognition of the importance of place in the formation of the individual. The young people's accounts demonstrate an ecological outlook on the places in which they are inserted and the possibility of environmental education that takes into consideration the way these individuals read the world.