A educação ambiental no contexto da interculturalidade e da cultura surda.

Hübner, Marcus

Abstract:

 
A educação ambiental no contexto da interculturalidade e da cultura surda pretende contribuir para a práxis de Educação Ambiental no contexto da Cultura Surda, através da análise de estudo de caso realizado em uma escola estadual especial para surdos, localizada na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Para tanto, reflete-se sobre o processo de educação do aluno surdo no contexto da Escola Especial, no município de Novo Hamburgo, através de uma análise da história de vida de duas professoras e das ações realizados pelos alunos surdos multiplicadores ambientais, vinculada a Interculturalidade, Cultura Surda e de Educação Ambiental. A configuração desta pesquisa opta, como referenciais teóricos, pela vertente sociohistórica e pela Interculturalidade, tendo como perspectiva de investigação a pesquisa de corte qualitativo, que utiliza dados de tipo biográfico e narrativo. É utilizada como recurso metodológico de produção de dados a observação em sala de aula na realização de um projeto de multiplicadores ambientais, na área de Educação Ambiental, realizada na escola supracitada; o registro através de filmagem de algumas atividades desenvolvidas pelos alunos surdos e sua professora ouvinte; a gravação de áudio de entrevistas semiestruturadas, de caráter narrativo e biográfico, realizada junto à professora que atua na escola especial e coordena o grupo de multiplicadores ambientais e a diretora da referida escola. A análise dos dados coletados em pesquisa de campo é organizada em três Unidades Integradas de Significado, conforme proposto por Bolívar Botiá (2002). As informações obtidas são transcritas e analisadas, buscando um enfoque hermenêutico que permite, conjuntamente, dar significado e compreender as dimensões cognitivas, afetivas e de ação, em relação à temática de estudo. A tese utiliza hipertextos a fim de introduzir vídeos nos capítulos onde são analisadas sequências vinculadas aos aspectos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) ou ao cotidiano dos alunos surdos e sua professora. Os resultados obtidos revelam que a representação da educação ambiental mostrou-se própria para sintetizar os elementos necessários para compreender a intencionalidade da intervenção humana no ambiente, em sua dimensão pedagógica. Portanto, os educadores ambientais têm o papel de mediar a interação dos sujeitos com seu meio natural e social; para exercer esse papel, conhecimentos vivos e concretos tornam-se instrumentos educativos. Assim, a educação ambiental sistematizada tem papel sociocultural relevante e indissociável às práticas sociais. Desta forma, tratamos da educação ambiental defendida nesta tese a partir de uma matriz que vê a educação como elemento de transformação social inspirada no diálogo, no exercício da cidadania, no fortalecimento dos sujeitos, na superação das formas de dominação (aqui, fazendo-se menção ao oralismo) e na compreensão do mundo em sua complexidade e da vida em sua totalidade. Portanto, a percepção da importância da valorização e reconhecimento da cultura surda e da interculturalidade nos discursos críticos da educação ambiental servem para estimular sua problematização, reflexão e crítica. Uma vez que, exercitar a criticidade constante, é característica intrínseca ao processo de reflexão da Educação Ambiental.
 
Environmental education in the context of intercultural and deaf culture to contribute to the practice of Environmental Education in the context of Deaf Culture, through the analysis of case study conducted at a state school for the deaf, located in the metropolitan area of Porto Alegre (RS). To do so, reflects on the process of education of deaf students in the context of the special school in the town of Novo Hamburgo, through an analysis of the life story of two teachers and the actions performed by deaf students environmental team, linked to interculturality, Deaf Culture and Environmental Education. The configuration of this research chooses, as theoretical, social-historical the slope and Interculturalism, with the research perspective of a qualitative research that uses data type and biographical narrative. It is used as a methodological resource production data observation in the classroom in the realization of a project environmental team in the area of Environmental Education, held at the school mentioned above, the record by shooting a few activities for deaf students and their teacher listener, the audio recording of semistructured interviews, biographical narrative and character held by the teacher who works in the special school group and coordinates the environmental team and the director of that school. The analysis of data collected in field research is organized into three integrated units of meaning, as proposed by Bolívar Botiá (2002). The information obtained is transcribed and analyzed, looking for a hermeneutical approach that allows, together, give meaning and understand the dimensions of cognitive, affective and action in relation to the subject of study. The thesis uses hypertext to introduce video in the chapters where they are analyzed sequences linked to aspects of Brazilian Sign Language (LIBRAS) or the daily lives of deaf students and their teacher. The results show that the representation of environmental education has proved itself to synthesize the information needed to understand the intentionality of human intervention in the environment, its pedagogical dimension. Therefore, environmental educators have a role in mediating the interaction of the subjects with their natural and social environment, to play this role, knowledge alive and concrete become educational tools. Thus, systematic environmental education plays an important social-cultural and social practices inseparable. Thus, we deal with the environmental education defended in this thesis from an array that sees education as an element of social change inspired by the dialogue on citizenship, the strengthening of the individuals in overcoming the forms of domination (here, making up mention of oralism) and understanding the world in its complexity and life in its entirety. Therefore, the perception of the importance of appreciation and recognition of deaf culture and interculturality in critical discourses of environmental education serve to stimulate their questioning, reflection and criticism. Since exercising the criticality constant is characteristic intrinsic to the process of reflection of Environmental Education.
 

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  • IE - Doutorado em Educação Ambiental (Teses)