Abstract:
A educação ambiental no contexto da interculturalidade e da cultura surda pretende
contribuir para a práxis de Educação Ambiental no contexto da Cultura Surda,
através da análise de estudo de caso realizado em uma escola estadual especial
para surdos, localizada na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Para tanto,
reflete-se sobre o processo de educação do aluno surdo no contexto da Escola
Especial, no município de Novo Hamburgo, através de uma análise da história de
vida de duas professoras e das ações realizados pelos alunos surdos
multiplicadores ambientais, vinculada a Interculturalidade, Cultura Surda e de
Educação Ambiental. A configuração desta pesquisa opta, como referenciais
teóricos, pela vertente sociohistórica e pela Interculturalidade, tendo como
perspectiva de investigação a pesquisa de corte qualitativo, que utiliza dados de tipo
biográfico e narrativo. É utilizada como recurso metodológico de produção de dados
a observação em sala de aula na realização de um projeto de multiplicadores
ambientais, na área de Educação Ambiental, realizada na escola supracitada; o
registro através de filmagem de algumas atividades desenvolvidas pelos alunos
surdos e sua professora ouvinte; a gravação de áudio de entrevistas semiestruturadas, de caráter narrativo e biográfico, realizada junto à professora que atua
na escola especial e coordena o grupo de multiplicadores ambientais e a diretora da
referida escola. A análise dos dados coletados em pesquisa de campo é organizada
em três Unidades Integradas de Significado, conforme proposto por Bolívar Botiá
(2002). As informações obtidas são transcritas e analisadas, buscando um enfoque
hermenêutico que permite, conjuntamente, dar significado e compreender as
dimensões cognitivas, afetivas e de ação, em relação à temática de estudo. A tese
utiliza hipertextos a fim de introduzir vídeos nos capítulos onde são analisadas
sequências vinculadas aos aspectos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) ou ao
cotidiano dos alunos surdos e sua professora. Os resultados obtidos revelam que a
representação da educação ambiental mostrou-se própria para sintetizar os
elementos necessários para compreender a intencionalidade da intervenção humana
no ambiente, em sua dimensão pedagógica. Portanto, os educadores ambientais
têm o papel de mediar a interação dos sujeitos com seu meio natural e social; para
exercer esse papel, conhecimentos vivos e concretos tornam-se instrumentos
educativos. Assim, a educação ambiental sistematizada tem papel sociocultural
relevante e indissociável às práticas sociais. Desta forma, tratamos da educação
ambiental defendida nesta tese a partir de uma matriz que vê a educação como
elemento de transformação social inspirada no diálogo, no exercício da cidadania,
no fortalecimento dos sujeitos, na superação das formas de dominação (aqui,
fazendo-se menção ao oralismo) e na compreensão do mundo em sua
complexidade e da vida em sua totalidade. Portanto, a percepção da importância da
valorização e reconhecimento da cultura surda e da interculturalidade nos discursos
críticos da educação ambiental servem para estimular sua problematização, reflexão
e crítica. Uma vez que, exercitar a criticidade constante, é característica intrínseca
ao processo de reflexão da Educação Ambiental.
Environmental education in the context of intercultural and deaf culture to contribute
to the practice of Environmental Education in the context of Deaf Culture, through the
analysis of case study conducted at a state school for the deaf, located in the
metropolitan area of Porto Alegre (RS). To do so, reflects on the process of
education of deaf students in the context of the special school in the town of Novo
Hamburgo, through an analysis of the life story of two teachers and the actions
performed by deaf students environmental team, linked to interculturality, Deaf
Culture and Environmental Education. The configuration of this research chooses, as
theoretical, social-historical the slope and Interculturalism, with the research
perspective of a qualitative research that uses data type and biographical narrative. It
is used as a methodological resource production data observation in the classroom in
the realization of a project environmental team in the area of Environmental
Education, held at the school mentioned above, the record by shooting a few
activities for deaf students and their teacher listener, the audio recording of semistructured interviews, biographical narrative and character held by the teacher who
works in the special school group and coordinates the environmental team and the
director of that school. The analysis of data collected in field research is organized
into three integrated units of meaning, as proposed by Bolívar Botiá (2002). The
information obtained is transcribed and analyzed, looking for a hermeneutical
approach that allows, together, give meaning and understand the dimensions of
cognitive, affective and action in relation to the subject of study. The thesis uses
hypertext to introduce video in the chapters where they are analyzed sequences
linked to aspects of Brazilian Sign Language (LIBRAS) or the daily lives of deaf
students and their teacher. The results show that the representation of environmental
education has proved itself to synthesize the information needed to understand the
intentionality of human intervention in the environment, its pedagogical dimension.
Therefore, environmental educators have a role in mediating the interaction of the
subjects with their natural and social environment, to play this role, knowledge alive
and concrete become educational tools. Thus, systematic environmental education
plays an important social-cultural and social practices inseparable. Thus, we deal
with the environmental education defended in this thesis from an array that sees
education as an element of social change inspired by the dialogue on citizenship, the
strengthening of the individuals in overcoming the forms of domination (here, making
up mention of oralism) and understanding the world in its complexity and life in its
entirety. Therefore, the perception of the importance of appreciation and recognition
of deaf culture and interculturality in critical discourses of environmental education
serve to stimulate their questioning, reflection and criticism. Since exercising the
criticality constant is characteristic intrinsic to the process of reflection of
Environmental Education.